Apostila IRBr - Instituto Rio Branco - DIPLOMATA - Teoria + 8.900 Exercícios - 2016

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IRBr - APOSTILA PARA CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE DIPLOMATA - IRBr


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Apostila para o concurso IRBr 2016 - Instituto Rio Branco - DIPLOMATA com toda Teoria e + de 8.900 Exercícios!

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O material conta com questões que seguem a linha de avaliação da banca examinadora. Assim, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

As APOSTILAS  MULTIMÍDIA  - abordam todas as disciplinas do último edital do concurso. A metodologia especial da Apostila é embasada em dados estatísticos colhidos das últimas provas, dando ênfase aos assuntos mais exigidos.

ALÉM DA TEORIA TEMOS TAMBÉM + DE 8.900 QUESTÕES DISTRIBUIDAS POR: BANCA EXAMINADORA - QUESTÕES COMENTADAS  -  QUESTÕES POR GRAU DE DIFICULDADE - QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES IRB.

A apostila IRBr 2016 é uma importante ferramenta de estudo, pois auxilia, de forma objetiva, na sua preparação para o Exame: mostra como estão os seus estudos e serve de termômetro para você saber o quanto “está por dentro” dos conteúdos.


Com Teoria e Questões Específicas Concurso IRBr! 

A APOSTILA CONTEMPLA: 

LÍNGUA PORTUGUESA (Primeira e Segunda Fases): 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada
contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2
Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão,
interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística,
literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos
textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual.
2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência
argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão,
coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização,
simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura
de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem
estereotipada.

HISTÓRIA DO BRASIL (Primeira e Terceira Fases): 1 O período colonial. 1.1 A configuração territorial da
América Portuguesa. 1.2 O Tratado de Madri e Alexandre de Gusmão. 2 O processo de independência. 2.1
Movimentos emancipacionistas. 2.2 A situação política e econômica europeia. 2.3 O Brasil sede do Estado
monárquico português. 2.4 A influência das ideias liberais e sua recepção no Brasil. 2.5 A política externa.
2.6 O Constitucionalismo português e a independência do Brasil. 3 O Primeiro Reinado (1822-1831). 3.1 A
Constituição de 1824. 3.2 Quadro político interno. 3.3 Política exterior do Primeiro Reinado. 4 A Regência
(1831-1840). 4.1 Centralização versus descentralização: reformas institucionais. 4.2 O Ato Adicional de 1834
e revoltas provinciais. 4.3 A dimensão externa. 5 O Segundo Reinado (1840-1889). 5.1 O Estado
centralizado; mudanças institucionais; os partidos políticos e o sistema eleitoral; a questão da unidade
territorial. 5.2 Política externa: as relações com a Europa e os Estados Unidos da América; questões com a
Inglaterra; a Guerra do Paraguai. 5.3 A questão da escravidão. 5.4 Crise do Estado Monárquico. 5.5 As
questões religiosa, militar e abolicionista. 5.6 Sociedade e cultura: população, estrutura social, vida
acadêmica, científica e literária. 5.7 Economia: a agroexportação; a expansão econômica e o trabalho
assalariado; as políticas econômico-financeiras; a política alfandegária e suas consequências. 6 A Primeira
República (1889-1930). 6.1 A proclamação da República e os governos militares. 6.2 A Constituição de 1891.
6.3 O regime oligárquico: a “política dos estados”; coronelismo; sistema eleitoral; sistema partidário; a
hegemonia de São Paulo e Minas Gerais. 6.4 A economia agroexportadora. 6.5 A crise dos anos 20 do
século XX: tenentismo e revoltas. 6.6 A Revolução de 1930. 6.7 A política externa: a obra de Rio Branco; o
pan-americanismo; a II Conferência de Paz da Haia (1907); o Brasil e a Grande Guerra de 1914; o Brasil na
Liga das Nações. 6.8 Sociedade e cultura: o Modernismo. 7 A Era Vargas (1930-1945). 7.1 O processo
político e o quadro econômico financeiro. 7.2 A Constituição de 1934. 7.3 A Constituição de 1937: o Estado
Novo. 7.4 O contexto internacional dos anos 1930 e 1940; o Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 7.5
Industrialização e legislação trabalhista. 7.6 Sociedade e cultura. 8 A República Liberal (1945-1964). 8.1 A
nova ordem política: os partidos políticos e eleições; a Constituição de 1946. 8.2 Industrialização e
urbanização. 8.3 Política externa: relações com os EUA; a Guerra Fria; a “Operação Pan-Americana”; a
“política externa independente”; o Brasil na ONU. 8.4 Sociedade e cultura. 9 O Regime Militar (1964-1985).
9.1 A Constituição de 1967 e as modificações de 1969. 9.2 O processo de transição política. 9.3 A economia.
9.4 Política externa: relações com os EUA; o “pragmatismo responsável”; relações com a América Latina,
relações com a África; o Brasil na ONU. 9.5 Sociedade e cultura. 10 O processo democrático a partir de
1985. 10.1 A Constituição de 1988. 10.2 Partidos políticos e eleições. 10.3 Transformações econômicas. 10.4
Impactos da globalização. 10.5 Mudanças sociais. 10.6 Manifestações culturais. 10.7 Evolução da política
externa. 10.8 MERCOSUL. 10.9 O Brasil na ONU. 20

HISTÓRIA MUNDIAL (Primeira Fase): 1 Estruturas e ideias econômicas. 1.1 Da Revolução Industrial ao

capitalismo organizado: séculos XVIII a XX. 1.2 Características gerais e principais fases do desenvolvimento
capitalista (desde aproximadamente 1780). 1.3 Principais ideias econômicas: da fisiocracia ao liberalismo.
1.4 Marxismo. 1.5 As crises e os mecanismos anticrise: a Crise de 1929 e o “New Deal”. 1.6 A prosperidade
no segundo pós-guerra. 1.7 O “Welfare State” e sua crise. 1.8 O Pós-Fordismo e a acumulação flexível. 2
Revoluções. 2.1 As revoluções burguesas. 2.2 Processos de independência na América. 2.3 Conceitos e
características gerais das revoluções contemporâneas. 2.4 Movimentos operários: luditas, cartistas e “Trade
Unions”. 2.5 Anarquismo. 2.6 Socialismo. 2.7 Revoluções no século XX: Rússia e China. 2.8 Revoluções na
América Latina: os casos do México e de Cuba. 3 As relações internacionais. 3.1 Modelos e interpretações.
3.2 O Concerto Europeu e sua crise (1815-1918): do Congresso de Viena à Santa Aliança e à Quádrupla
Aliança, os pontos de ruptura, os sistemas de Bismarck, as Alianças e a diplomacia secreta. 3.3 As
rivalidades coloniais. 3.4 A questão balcânica (incluindo antecedentes e desenvolvimento recente). 3.5
Causas da Primeira Guerra Mundial. 3.6 Os 14 pontos de Wilson. 3.7 A Paz de Versalhes e a ordem mundial
resultante (1919-1939). 3.8 A Liga das Nações. 3.9 A “teoria dos dois campos” e a coexistência pacífica. 3.10
As causas da Segunda Guerra Mundial. 3.11 As conferências de Moscou, Teerã, Ialta, Potsdam e São
Francisco e a ordem mundial decorrente. 3.12 Bretton Woods. 3.14 O Plano Marshall. 3.15 A Organização
das Nações Unidas. 3.16 A Guerra Fria: a noção de bipolaridade (de Truman a Nixon). 3.17 Os conflitos
localizados. 3.18 A “détente”. 3.19 A “segunda Guerra Fria” (Reagan-Bush). 3.20 A crise e a desagregação do
bloco soviético. 4 Colonialismo, imperialismo, políticas de dominação. 4.1 O fim do colonialismo do Antigo
Regime. 4.2 A nova expansão europeia. 4.3 Os debates acerca da natureza do Imperialismo. 4.4 A partilha
da África e da Ásia. 4.5 O processo de dominação e a reação na Índia, China e Japão. 4.6 A descolonização.
4.7 A Conferência de Bandung. 4.8 O Não-Alinhamento. 4.9 O conceito de Terceiro Mundo. 5 A evolução
política e econômica nas Américas. 5.1 A expansão territorial nos EUA. 5.2 A Guerra de Secessão. 5.3 A
constituição das identidades nacionais e dos Estados na América Latina. 5.4 A doutrina Monroe e sua
aplicação. 5.5 A política externa dos EUA na América Latina. 5.6 O Pan-Americanismo. 5.7 A OEA e o Tratado
do Rio de Janeiro. 5.8 As experiências de integração nas Américas. 6 Ideias e regimes políticos. 6.1 Grandes
correntes ideológicas da política no século XIX: liberalismo e nacionalismo. 6.2 A construção dos Estados
nacionais: a Alemanha e a Itália. 6.3 Grandes correntes ideológicas da política no século XX: democracia,
fascismo, comunismo. 6.4 Ditaduras e regimes fascistas. 6.5 O novo nacionalismo e a questão do
fundamentalismo contemporâneo. 6.6 O liberalismo no século XX. 7 A vida cultural. 7.1 O movimento
romântico. 7.2 A cultura do imperialismo. 7.3 As vanguardas europeias. 7.4 O modernismo. 7.5 A pósmodernidade.

GEOGRAFIA (Primeira e Terceira Fases): 1 História da Geografia: 1.1 Expansão colonial e pensamento
geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes
metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e
no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica
populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e
divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3
Energia, logística e re-ordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no
Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação
e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de
produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de
cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles
brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias
geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de
apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 21
Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente

Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e
institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas 7.3 Política
e gestão ambiental no Brasil.

POLÍTICA INTERNACIONAL (Primeira e Terceira Fases): 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores,
processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde
1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul.
3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio
atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A
União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A
política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o
Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações
com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o
Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil.
13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão
palestina; Iraque; Irã. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o
Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos
multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5
Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema
financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Terrorismo. 16.10 Narcotráfico.
16.11 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos
blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões
internacionais: o G-20, o IBAS e o BRIC. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

LÍNGUA INGLESA (Primeira e Terceira Fases): Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua
inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Terceira Fase: 1
Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade
no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Versão do Português para o Inglês:
fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e
lexical. 3 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro
do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em
Inglês correto.

NOÇÕES DE ECONOMIA (Primeira e Terceira Fases): 1 Microeconomia. 1.1 Demanda do Consumidor.1.1.1
Preferências. 1.1.2 Equilíbrio do consumidor. 1.1.3 Curva de demanda. 1.1.4 Elasticidade-preço e
elasticidade-renda. 1.2. Oferta do Produtor. 1.2.1 Fatores de produção. 1.2.2 Função de produção. 1.2.3
Elasticidade-preço da oferta. 1.2.4 Rendimentos de fator. 1.2.5 Rendimentos de escala. 1.2.6 Custos de
produção. 1.3. Concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. 1.3.1 Comportamento das empresas. 1.3.2
Determinação de preços e quantidades de equilíbrio. 2 Macroeconomia. 2.1 Contabilidade Nacional. 2.1.1
Os conceitos de renda e produto. 2.1.2 Produto e renda das empresas e das famílias. 2.1.3 Gastos e receitas
do governo. 2.1.4 Balanço de pagamentos: a conta de transações correntes, a conta de capital, o conceito
de déficit e superávit. 2.1.5 Contas Nacionais do Brasil. 2.1.6 Conceito de deflator implícito da renda. 2.1.7
Números índices, tabela de relações insumo-produto. 2.1.8 Conceitos alternativos de déficit público. 2.2
Determinação da renda, do produto e dos preços. 2.2.1 Oferta e demanda agregadas. 2.2.2 Consumo,
investimento, poupança e gasto do governo. 2.2.3 Exportação e importação. 2.2.4 Objetivos e instrumentos
de política fiscal. 2.3 Teoria monetária. 2.3.1 Funções da moeda. 2.3.2 Criação e distribuição de moeda.
2.3.3 Oferta da moeda e mecanismos de controle. 2.3.4 Procura da moeda. 2.3.5 Papel do Banco Central.
2.3.6 Objetivos e instrumentos de política monetária. 2.3.7 Moeda e preços no longo prazo. 2.3.8 Sistema
bancário e intermediação financeira no Brasil. 2.4 Emprego e renda. 2.4.1 Determinação do nível deemprego. 2.4.2 Indicadores do mercado de trabalho. 2.4.3 Distribuição de renda no Brasil. 3 Economiainternacional. 3.1 Teorias clássicas do comércio. 3.1.1 Vantagens absolutas e comparativas. 3.1.2Pensamento neoclássico. 3.2 A crítica de Prebisch e da Cepal. 3.2.1 Deterioração dos termos de troca. 3.3Macroeconomia aberta. 3.3.1 Os fluxos internacionais de bens e capital. 3.3.2 Regimes de câmbio. 3.3.4Taxa de câmbio nominal e real. 3.3.5 A relação câmbio-juros. 3.4 Comércio internacional. 3.4.1 Efeitos detarifas, quotas e outros instrumentos de política governamental. 3.4.2 Principais características do comérciointernacional ao longo das décadas. 3.4.3 Sistema multilateral de comércio: origem e evolução. 3.4.4 Asrodadas negociadores do GATT. 3.4.5 A Rodada Uruguai. 3.4.6 A Rodada Doha. 3.5. Política comercialbrasileira. 3.5.1 Negociações comerciais regionais. 3.5.2 Integração econômica na América do Sul. 3.5.3Protecionismo e liberalização. 3.6 Sistema financeiro internacional. 3.6.1 Padrão-ouro. 3.6.2 Padrão dólarouro.3.6.3 Fim da conversibilidade. 3.6.4 Crises econômico-financeiras nos últimos 20 anos. 3.6.5Governança internacional e os novos atores estatais e não-estatais. 3.6.6 Características dos fluxos financeiros internacionais. 4 História econômica brasileira. 4.1 A economia brasileira no Século XIX. 4.1.1 Aeconomia cafeeira. 4.2. Primeira República. 4.2.1 Políticas econômicas e evolução da economia brasileira.4.2.2 Crescimento industrial. 4.2.3 Políticas de valorização do café. 4.3 A Industrialização Brasileira noPeríodo 1930-1945. 4.3.1 Industrialização restringida. 4.3.2 Substituição de importações. 4.4. A década de 1950. 4.4.1 O Plano de Metas. 4.4.2 O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização. 5 O Período 1962-1967.

5.1 A desaceleração no crescimento. 5.2 Reformas no sistema fiscal e financeiro. 5.3 Políticas antiinflacionárias.
5.4 Política salarial. 6 A retomada do crescimento 1968-1973: a desaceleração e o segundo
PND. 7 A crise dos anos oitenta. 7.1 A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. 7.2
Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. 7.3 O debate sobre a natureza da inflação no
Brasil. 8 Economia Brasileira nos anos noventa. 8.1 Abertura comercial e financeira. 8.2 A indústria, a
inflação e o balanço de pagamentos. 8.3 A estabilidade econômica. 9 A economia brasileira na última
década. 9.1 Avanços e desafios. 9.2 Pensamento econômico e desenvolvimentismo no Brasil. 9.3 A visão de
Celso Furtado.

NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO (Primeira e Terceira Fases): I – Noções de direito
e ordenamento jurídico brasileiro. 1 Normas jurídicas. 1.1 Características básicas. 1.2 Hierarquia. 2
Constituição: conceito, classificações, primado da Constituição, controle de constitucionalidade das leis e
dos atos normativos. 3 Fatos e atos jurídicos. 3.1 Elementos, classificação e vícios do ato e do negócio
jurídico. 3.2 Personalidade jurídica no Direito Brasileiro. 4 Estado: características, elementos, soberania,
formas de Estado, confederação, república e monarquia, sistemas de governo (presidencialista e
parlamentarista), estado democrático de direito. 5 Organização dos poderes no Direito Brasileiro. 6
Processo legislativo brasileiro. 7 Princípios, direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de
1988 (CF/1988). 8 Noções de organização do Estado na CF/1988. 8.1 Competências da União, dos Estados
membros e dos municípios. 8.2 Características do Distrito Federal. 9 Atividade administrativa do Estado
brasileiro: princípios constitucionais da administração pública e dos servidores públicos, controle de
legalidade dos atos da Administração. 10 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. II – Direito
internacional público. 1 Caráter jurídico do Direito Internacional Público (DIP). 1.1 Fundamento de validade
da norma jurídica internacional; DIP e direito interno; DIP e direito internacional privado (Lei de Introdução
ao Código Civil). 2 Fontes do DIP. 2.1 Estatuto da Corte Internacional de Justiça (artigo 38). 2.2 Atos
unilaterais do Estado. 2.3 Decisões de organizações internacionais. 2.4 Normas imperativas (jus cogens). 3
Sujeitos do DIP. 3.1 Estados: conceito; requisitos; território; população (nacionalidade, condição jurídica do
estrangeiro, deportação, expulsão e extradição). 3.2 Governo e capacidade de entrar em relações com os
demais Estados. 3.3 Surgimento e reconhecimento (de Estado e de governo). 3.4 Sucessão. 3.5
Responsabilidade internacional. 3.6 Jurisdição e imunidade de jurisdição. 3.7 Diplomatas e cônsules:
privilégios e imunidades. 3.8 Organizações internacionais: definição, elementos constitutivos, classificação,

personalidade jurídica. 3.9 Organização das Nações Unidas (ONU). 3.10 Santa Sé e Estado da Cidade do
Vaticano. 3.11 Indivíduo. 4 Solução pacífica de controvérsias internacionais (artigo 33 da Carta da ONU). 4.1
Meios diplomáticos, políticos e jurisdicionais (arbitragem e tribunais internacionais). 5 Direito internacional
dos direitos humanos. 5.1 Proteção (âmbito internacional e regional). 5.2 Tribunais internacionais. 5.3
Direito internacional humanitário. 5.4 Direito do refugiado. 6 Direito da integração. 6.1 Noções gerais. 6.2
MERCOSUL e União Europeia: gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias. 7 Direito do
comércio internacional. 7.1 Conhecimentos elementares. 7.2 Organização Mundial do Comércio: gênese,
estrutura institucional, solução de controvérsias. 8 Cooperação jurídica internacional em matéria penal.

LÍNGUA ESPANHOLA (Terceira Fase): 1. A prova será preparada para usuário avançado em língua espanhola
com competência ampla da língua em um registro culto. 2. O exame consta de compreensão de textos
escritos em língua espanhola e a resposta a diversas questões de verdadeiro ou falso.

LÍNGUAS FRANCESA (Terceira Fase): 1 A prova consistirá de questões de cultura francófona, interpretação,
compreensão, gramática, vocabulário e ortografia relativas a textos ou trechos de textos literários e
jornalísticos em língua francesa. 

 Se você acha que estudar é chato e custa caro, experimente a ignorância!  

ALÉM DA TEORIA,  ESTUDE  QUESTÕES  DE  PROVAS  ANTERIORES  -  VOCÊ  TERÁ  MAIOR  VANTAGEM  COMPETITIVA  -  TEORIA SÓ NÃO BASTA.

 Uma das melhores formas de se estudar para uma prova de múltipla escolha é refazendo questões de provas anteriores.

É que não basta estudar a teoria. É preciso se testar na prática, em situações reais, nas quais você terá que analisar as alternativas dadas e escolher qual delas responde corretamente ao enunciado proposto.

Veja as duas principais vantagens de se separar um tempo para refazer questões de provas anteriores...

 Vantagem 1 - Entender a metodologia.

Ao refazer questões já aplicadas, você começa a entender melhor a metodologia usada pela banca examinadora para elaborar a prova e acaba se adaptando mais rapidamente ao sistema de cobrança.

Você passa a entender que tipo de assunto é mais frequentemente abordado e como ele é cobrado.

Isso permite estudar a doutrina e mesmo a lei seca dando mais atenção aos aspectos realmente importantes para a resolução das questões.

 Fixação da matéria

 Vantagem 2 - Fixar as questões frequentes

Outro aspecto importante é que, apesar de a matéria ser grande, ela é limitada.

Assim, muitas questões praticamente se repetem prova após prova, ou são refeitas com pequenas mudanças. Isso ocorre principalmente com os assuntos mais importantes.

Assim, ao fazer as questões anteriores, você estará efetivamente estudando a matéria que cairá na próxima prova.

 É preciso tentar

Para tirar o máximo proveito das provas anteriores, é preciso efetivamente tentar resolver cada uma das questões propostas.

Leia atentamente o enunciado, analise as alternativas e marque a que acredita ser a resposta para a questão, mesmo que não domine a matéria.

O esforço usado para tentar resolver a questão criará em seu cérebro as ligações necessárias para que, ao verificar o gabarito ou ler os comentários, você tenha condições de efetivamente fixar a matéria.

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