Apostila UNIRIO MEDICO DO TRABALHO - Teoria + 5.500 Exercícios - Concurso 2016

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Apostila UNIRIO MEDICO DO TRABALHO - Teoria + 5.500 Exercícios - Concurso 2016
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Apostila MEDICO DO TRABALHO - Teoria + 5.500 Exercícios - Concurso 2016

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ATENÇÃO: Única Apostila MEDICO DO TRABALHO - Edital 2016 - com toda Teoria e + de 5.500 Exercícios.

POR APENAS R$ 100,00

SOBRE A APOSTILA:

 

- Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 5.500 exercícios com gabaritos! 

Língua Portuguesa II
1. Compreensão de texto. 2. Linguagem conotativa e denotativa: valor contextual das palavras. 3. Aspectos de coesão textual. 4. Valores sintáticos e semânticos das classes de palavras. 5. Sintaxe do período simples e do composto. 6. Regência verbal e nominal. 7. Emprego do acento indicativo de crase. 8. Emprego e colocação dos pronomes. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Aspectos sintáticos e semânticos da colocação dos termos na frase. 11. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. 12. Emprego dos sinais de pontuação. 13. Sistema ortográfico vigente. 14. Acentuação gráfica.
Informática Básica II
1. Fundamentos do Sistema Operacional Windows (Windows 8): visão geral das partes de um computador e das suas funções. Conhecimento sobre a área de trabalho e de seus componentes principais: ícones, menu iniciar e barra de tarefas. Manipulação de janelas, menu, botões, barras e caixas. Windows Explorer: manipulação de arquivos e pastas. Funções e uso do Painel de Controle, da lixeira e da ajuda. 2. Noções do ambiente Microsoft Office: Word 2010: Utilização de janelas e menus; barras de ferramentas; operações com arquivos; layout da página; Impressão de documentos e configuração da impressora; edição e formatação de textos; estilos; cabeçalhos e rodapés; criação e manipulação de tabelas; revisões; proteção de documentos, inserção de tabelas e gráficos do Excel, uso dos recursos de desenho. Excel 2010: edição e formatação de planilhas simples; seleção de células e intervalos; formatação de dados, células e planilhas; inserção, exclusão e redimensionamento de células, linhas e colunas; inserção e uso de fórmulas e funções; criação, formatação e manipulação de tabelas e gráficos; preparação para impressão. Power Point 2010: criação de uma apresentação; o slide mestre; layout e estruturação do slide; formatação de texto; inserção de marcadores, numeração, objetos, gráficos e tabelas; transições e animação, ordenação e formas de exibição. 3. Conceitos relacionados à Internet: o que é a Internet; organização e estrutura: coordenação, protocolos, endereços, backbone, navegador (browser), provedor de acesso, tipos de conexão. Serviços de navegação em páginas (WWW (hipertexto, URL)), correio eletrônico, videoconferências, busca e pesquisa, conversação, mensagens, comunidades. Intranet. 4. Navegadores: navegação em páginas web e as principais funcionalidades. Navegadores de internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Internet Explorer): Interface, janelas, abas e barra de endereço, favoritos, marcadores, pastas, guias, histórico, configurações, navegação, navegação segura. 5. Correio eletrônico: função; composição do endereço; caixas de entrada, saída, lixo, rascunho e spam; ações de envio e recepção de mensagens; configuração; classificação dos destinatários; servidores de e-mail e seus protocolos; pastas e classificação de mensagens; anexos e formatação de textos; web mail: características e funcionalidades. 6. Segurança da informação: Conceitos gerais; Políticas de Segurança de Informação; Conceitos de confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade; Noções de gerenciamento de riscos; Ameaças e Vulnerabilidades no ambiente computacional; Conceitos Básicos de Criptografia e Certificação Digital. Soluções de Segurança: Firewall, antivírus. 

Legislação II
Lei nº 8.112/1990, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.) 

MÉDICO DO TRABALHO

Gestão do Cuidado para a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
1. Agravos relacionados à saúde do trabalhador: 1.1. Agravos que têm o trabalho como causa essência. 1.2. Agravos que têm o trabalho como fator contributivo, mas não necessário. 1.3. Agravos que têm o trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida. 1.4. Saúde mental e trabalho. 1.5. Câncer e trabalho. 1.6. Dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestório, renal-urinário, reprodutivo, nervoso e sensoriais, da pele e fâneros e tecido subcutâneo, musculoesquelético, imunológico e hematopoiético, metabólico e endocrinológico. 1.7. Acidentes do Trabalho.
2. Toxicologia e risco químico: 2.1. Toxicologia e epidemiologia. 2.2. Monitoração biológica. 2.3. Toxicologia básica. 2.4. Agentes químicos no organismo. 2.5. Toxicocinética. 2.6. Toxicodinâmica dos agentes químicos. 3. Ergonomia: 3.1. Princípios de ergonomia e biomecânica. 3.2. Antropométrica e planejamento do posto de trabalho. 3.3. Análise ergonômica de atividades. 3.4. Prevenção da sobrecarga de trabalho em linhas de produção. 3.5. Prevenção de distúrbios relacionados ao trabalho. 4. Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho: 4.1. Programas preventivos. 4.2. Avaliação do risco em saúde. 4.3. Condicionamento físico e programas de aptidão. 4.4. Programas de alimentação e nutrição do trabalhador. 4.5. Programas da saúde da mulher, prevenção do câncer cérvico-uterino e de mamas. 4.6. Programas de saúde sexual e reprodutiva. 4.7. Imunizações e doenças infecciosas no ambiente de trabalho. 4.8. Programas de controle do tabagismo, abuso de álcool e outras drogas. 4.9. Programas de prevenção da síndrome plurimetabólica (hipertensão arterial, diabetes tipo II, dislipidemias, obesidade). 4.10. Gestão da saúde mental no trabalho, assédio moral, estresse pós-traumático, síndrome de “burnout”. 5. Bases legais da medicina do trabalho, os Programas, as Normas Regulamentadoras: 5.1. Responsabilidades em relação à segurança e saúde ocupacional. 5.2. Saúde ocupacional como um direito humano. 5.3. Convenções da Organização Internacional do Trabalho. 5.4. Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NR4 e alterações, NR5 e alterações, NR6 e alterações, NR7 e alterações, NR9 e alterações, NR15 e alterações, NR17 e alterações e NR32 e alterações). 5.5. Perícias médicas judiciais. 5.6. Exame clínico e anamnese ocupacional. 5.7. Análise das condições de trabalho. 5.8. Laudos médicos e ambientais. 5.9. Programa de controle médico e serviços de saúde ocupacional. 5.10. Inspeção médica dos locais de trabalho. 5.11. Programa de prevenção de riscos ambientais. 5.12. Higiene ocupacional. 5.13. Prevenção de acidentes. 5.14. Política de segurança, liderança e cultura. 5.15. Proteção Pessoal. 5.16. Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. 6. Relações trabalhistas e gestão de recursos humanos: 6.1. Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal – PASS. 6.2. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS. 6.3. Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. 6.4. Direitos de associação e representação. 6.5. Acordo e dissídios coletivos de trabalho e disputas individuais sobre saúde e segurança ocupacional. 6.6. Saúde e segurança no local de trabalho. 6.7. Emprego precário. 7. Epidemiologia e vigilância à saúde do trabalhador: 7.1. Tipos de estudos epidemiológicos. 7.2. Método epidemiológico aplicado a saúde e segurança ocupacional. 7.3. Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 7.4. Medidas de exposição no local de trabalho. 7.5. Medição dos efeitos das exposições. 7.6. Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica. 7.7. Bases teórico-conceituais da vigilância à saúde do trabalhador. 7.8. Bases teórico-operacionais da vigilância à saúde do trabalhador. 7.9. Noções de bioestatística, testes, representação gráfica. 8. Bioética: 8.1. Princípios fundamentais. 8.2. Direitos e deveres do médico. 8.3. Responsabilidade profissional. 8.4. Sigilo médico. 8.5. Atestado e boletim médicos. 8.6. Perícia médica. 8.7. Pesquisa médica. 8.8. Código de ética do médico do trabalho. 9. Gestão ambiental e saúde dos trabalhadores: 9.1. Relações entre saúde ambiental e ocupacional. 9.2. Saúde e segurança ocupacional e o meio ambiente. 9.3. Gestão ambiental e proteção dos trabalhadores. 9.4. Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho. 9.5. Proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. 9.6. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. 9.7. Sinalização de segurança. 9.8. Equipamentos de proteção individual. 9.9. Equipamentos de proteção coletiva.
Legislação do SUS
1. Sistema Único de Saúde: Definição. Princípios: Universalidade; Descentralização; Regionalização; Hierarquização. Participação e Controle social. Responsabilidades. Direção e articulação do SUS. Financiamento. 2. Política Nacional de Atenção Básica: Fundamentos. Das responsabilidades. Do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Das especificidades da Estratégia da Saúde da Família. Do processo de trabalho das Equipes da Saúde da Família. 3. Atenção especializada, protocolos clínicos, humanização, regulação assistencial. Política Nacional de Medicamentos. Doenças de notificação compulsória. Indicadores de saúde. 4. Política Nacional de Promoção da Saúde: Objetivos. Diretrizes. Estratégias de implementação. Ações específicas.

 

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