Apostila CRF GO - FARMACÊUTICO CONSULTOR - Teoria +6.800 Exercícios - Concurso 2021

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Apostila CRF GO - FARMACÊUTICO CONSULTOR  - Teoria +6.800 Exercícios - Concurso 2021

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SOBRE A APOSTILA:


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CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.


NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.


RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.


CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES:


LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 2.1 Ética e moral. 2.2 Conceitos e princípios éticos. 3 Lei n. o 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei n. o 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei n. o 12.527/2011; e Decreto n. o 7.724/2012. 6 Lei n. o 3.820/1960 (cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia e dá outras providências).


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


1 Noções de Administração: conceitos básicos; tipos de organização; estruturas organizacionais; departamentalização; organogramas e fluxogramas. Noções de funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Noções de Relações Humanas e Relações interpessoais. Noções de Administração Financeira, Administração de Pessoas e Administração de Materiais. Noções de Procedimentos Administrativos e Manuais Administrativos. Noções de Organização e Métodos. Noções de atendimento a clientes e atendimento ao telefone. Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivo; acessórios do arquivo; fases do arquivamento: técnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. 2 Noções de Direito Administrativo: 2.1 Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2.2 Organização administrativa do Estado. 2.3 Administração direta e indireta. 2.4 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 2.5 Poderes administrativos. 2.6 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 2.7 Controle e responsabilização da Administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. 3 Organização: 3.1 Conceito e tipos de estrutura organizacional. 3.2 Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho. 3.3 Noções de cidadania e relações públicas. 3.4 Comunicação. 3.5 Redação oficial de documentos oficiais. 3.6 Qualidade no atendimento ao público: postura profissional e relações interpessoais. Conhecimento de operações de teleatendimento; metodologia e procedimentos específicos para teleatendimento receptivo e ativo. 7 Qualidade no atendimento: técnicas de atendimento ao público e técnica de atendimento ao telefone. 1 Leis Federais: n. o 5.991/1973; n. o 6.360/1976; n. o 6.480/1977; n. o 6.839/1980; n. o 8.080/1990; n. o 9.120/1995; n. o 9.394/1996 e alterações (apenas Capítulo IV); n. o 9.787/1999 e alterações; n. o 9.965/2000; e n. o 13.021/2014. 2 Decretos Federais: n. o 3.181/1999; n. o 8.077/2013; n. o 9.235/2017; n. o 20.377/1931; n. o 20.931/1932; n. o 74.170/1974 e alterações; e n. o 85.878/1981. 4 Resoluções/Portarias/Ministério da Saúde/Anvisa: Instruções Normativas n. o 9/2009; Instrução Normativa n. o 86/2021; RDC n. o 36/2001; RDC n. o 50/2002; RDC n. o 302/2005; RDC n. o 16/2007; RDC n. o 17/2007; RDC n. o 58/2007; RDC n. o 67/2007; RDC n. o 96/2008; RDC n. o 4/2009; RDC n. o 44/2009; RDC n. o 16/2014; RDC n. o 22/2014; RDC n. o 50/2014; RDC n. o 98/2016; RDC n. o 157/2017; RDC n. o 197/2017; RDC n. o 222/2018; RDC n. o 275/2019; RDC n. o 307/2019; RDC n. o 357/2020; RDC n. o 377/2020; RDC n. o 405/2020; e RDC n. o 430/2020. 5 Resoluções do Conselho Federal de Farmácia: n. o 288/1996; n. o 296/1996; n. o 349/2000; n. o 354/2000; n. o 357/2001; n. o 361/2000; n. o 365/2001; n. o 366/2001; n. o 387/2002; n. o 406/2003; n. o 415/2004; n. o 437/2005; n. o 440/2005; n. o 442/2006; n. o 449/2006; n. o 463/2007; n. o 467/2007; n. o 470/2008; n. o 477/2008; n. o 486/2008; n. o 492/2008; n. o 499/2008; n. o 500/2009; n. o 502/2009; n. o 504/2009; n. o 507/2009; n. o 509/2009; n. o 516/2009; n. o 520/2009; n. o 530/2010; n. o 542/2011; n. o 555/2011; n. o 572/2013; n. o 578/2013; n. o 580/2013; n. o 581/2013; n. o 585/2013; n. o 589/2013; n. o 599/2014; n. o 616/2015; n. o 617/2015; n. o 635/2016; n. o 641/2017; n. o 645/2017; n. o 654/2018; n. o 674/2019; n. o 685/2020; e n. o 711/2021. 8 Deliberações do Conselho Regional de Farmácia do estado de Goiás: n. o 506/2018; e n. o 576/2021. 9 Lei Estadual: n. o 18.135/2013. 10 Resoluções da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás: n. o 2/2008; n. o 17/2020; e n. o 37/2020. 11 Atualidades relativas à área farmacêutica: política de saúde; política de medicamentos; assistência farmacêutica; farmacovigilância; epidemiologia; e telemedicina/prescrição eletrônica. 12 Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro – Lei n. o 9.503/1997, abrangendo os seguintes tópicos: administração de trânsito, regras gerais para circulação de veículos, sinais de trânsito, registro e licenciamento de veículos, condutores de veículos, deveres e proibições, infrações à legislação de trânsito, penalidades e recursos.


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