Apostila DATAPREV ANALISTA de TI - ANÁLISE de NEGÓCIOS - Teoria + 11.500 Exercícios - Concurso 2023

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Código: AP-1897

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Apostila DATAPREV ANALISTA de TI - ANÁLISE de NEGÓCIOS - Teoria + 11.500 Exercícios - Concurso 2023
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Apostila DATAPREV ANALISTA de TI - ANÁLISE de NEGÓCIOS - Teoria + 11.500 Exercícios - Concurso 2023

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Descrição

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ATENÇÃO:  Apostila DATAPREV - ANALISTA de TI - ANÁLISE de NEGÓCIOS - Edital 2023 - com toda Teoria e + de 11.500 Exercícios.




SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 11.500 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.


LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de textos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos dos textos.


RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.


LEGISLAÇÃO ACERCA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS: 1 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação): capítulos I, II, III, IV e V; Dec. nº 7.724 e nº 7845. 2 Lei nº 12.737/2012 (Lei de Delitos Informáticos): art. 2º. 3 Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet): capítulos II e III, Seções I e II. 4 Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD): capítulos I, II, III, IV, VII, VIII e IX. 5 Decreto nº 10.222/2022 (Estratégia Nacional de Segurança Cibernética - ECIBER). 6 Decreto nº 10.641/2021 e Decreto nº 9.637/2018 (Política Nacional de Segurança da Informação): capítulo II. 7 Decreto nº 10.748/2021 (Institui a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos). 8 Decreto nº 10.569/2020 (Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas - ENSIC). Decreto nº 9.573/2018 (Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas). 9 Decreto nº 11.200/2022 (Plano Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas). 10 Portaria nº 120 GSI/PR, de 21 de dezembro de 2022 (Plano de Gestão de Incidentes Cibernéticos para a administração pública federal). 11 Portaria nº 93 GSI/PR, de 18 de outubro de 2021 (Glossário de Segurança da Informação). 12 Instrução Normativa GSI nº 1 - Consolidada 27 de maio de 2020 (Estrutura de Gestão da Segurança da Informação nos órgãos e nas entidades da administração pública federal) 13 Instrução Normativa GSI nº 3 - Consolidada 28 de maio de 2021. 14 Instrução Normativa GSI nº 2, 24 de julho de 2020 (Altera a Instrução Normativa nº 1, de 27 de maio de 2020). 15 Instrução Normativa GSI nº 5, 30 de agosto de 2021 (Dispõe sobre os requisitos mínimos de segurança da informação para utilização de soluções de computação em nuvem pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal). 16 Instrução Normativa GSI nº 6 - Consolidada/2021 (Estabelece diretrizes de segurança da informação para o uso seguro de mídias sociais nos órgãos e nas entidades da administração pública federal). 17 Instrução Normativa GSI nº 6 - Original / Instrução Normativa GSI n° 7/2022 (Altera a Instrução Normativa nº 1, de 27 de maio de 2020, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a Instrução Normativa GSI/PR nº 3, de 28 de maio de 2021; e a Instrução Normativa nº 6, de 23 de dezembro de 2021, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República). 18 Normas complementares de 01 a 21 GSI.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


1 Análise de negócios. 2 Gestão por processos e gestão funcional. 2.1 Ciclo PDCA - Plan, Do, Check e Act. 3 Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM CBOK v.4.0). 3.1 Conceitos, modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, transformação de processos, tecnologias de BPM. 3.2 Tipologia dos processos. 3.3 Hierarquia do processo: Macroprocesso, Processo, Subprocesso, Atividades e Tarefa. 3.4 Reengenharia de processos. 3.5 Abordagens de melhoria de processos. 4 Técnicas de coleta de dados; técnicas de reunião. 5 Notação BPMN. 6 Ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos; automação de processos; BPMS. 7 Planejamento estratégico: missão, visão, indicadores, objetivos estratégicos; cadeia de valor, BSC e OKR. 8 Gerenciamento de indicadores, metas e resultados. 9 Ferramentas de gestão estratégica e qualidade: matriz SWOT, ciclo PDCA, 5W2H, matriz GUT, pareto, diagrama de Ishikawa, reengenharia, benchmarking, brainstorming. Histograma, Diagrama de dispersão, Kanban. 10 Gerenciamento de projetos (PMBOK 7.ª Edição) 11. Gerenciamento de produtos. 12 COBIT 2019. 12 ITIL v4. 13 Engenharia de software: levantamento, técnicas de elicitação de requisitos, análise e gerenciamento de requisitos, ciclo de vida de sistemas, modelos, metodologias, técnicas e ferramentas de análise e projeto de sistema (paradigma estruturado e paradigma orientado a objetos). 14 Desenho de Arquitetura de Soluções. 15 Relatórios e dashboards. 16 Projeto centrado no usuário de software. 16 User experience (UX): 16.1 Conceitos de acessibilidade e usabilidade. 16.2 Histórias do usuário. 17 Storytelling com dados. 18 Prototipação. 19 Design thinking. 20 Análise de personas de usuários de software. 21 Mínimo Produto Viável (MVP). 22 Gerenciamento de projetos e produtos: Scrum e Kanban, gestão de projeto versus gestão de produto, práticas ágeis em em escala. 23 técnicas de modelagem de BI (Business Inteligence) e DataMining. 24 Arquitetura de Dados: modelagem de dados (conceitual, lógica e física), abordagem relacional e não relacional (MongoDB), metadados, linguagem de consulta estruturada (SQL), linguagem de definição de dados (DDL), linguagem de manipulação de dados (DML). 25 Análise de dados e informações. 25.1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. 25.2 Conceitos, fundamentos, características, técnicas e métodos de business intelligence (BI). 25.3 Mapeamento de fontes de dados. 25.4 Dados estruturados e dados não estruturados. 25.5 Conceitos de OLAP e suas operações. 25.6 Conceitos de data warehouse. 25.7 Técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais. 25.8 Construção de relatórios e dashboards interativos em ferramentas de BI. 25.9 Manipulação de dados em planilhas. 25.10 Geração de insights a partir de relatórios e dashboards. 25.11 BI como suporte a processos de tomada decisão. 26 Negociação: 26.1 Conceitos básicos. 26.2 Conflito. 26.3 Estílos de Negociação. 27. Comunicação assertiva. 28 Gestão Comercial e Relacionamento com cliente. 29 Gestão de Contratos com Clientes: Formalização, Execução, Precificação e Aferição de contratos. 30 Conceitos de Inteligência Artificial, Análise de Dados e Big Data.


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