Apostila EMATER MG - EXTENSIONISTA de BEM ESTAR SOCIAL II - Teoria + 3.000 Exercícios - Concurso 2018

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ATENÇÃO: APOSTILA EMATER MG - EXTENSIONISTA DE BEM ESTAR SOCIAL II - Edital 2018 - com toda Teoria e + de 3.000 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 3.000 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS


I) LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura, compreensão e interpretação de textos; Conhecimentos lingüísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos; Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua; Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica; Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego; Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas; Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares); Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal; Crase; Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise; Pontuação: emprego dos sinais de pontuação; Ortografia oficial – novo acordo ortográfico.

II) INFORMÁTICA: 
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Edição de textos e planilhas. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de correio eletrônico. Sítios de busca e pesquisa na Internet. Grupos de discussão. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

III) RACIOCÍNIO LÓGICO:
1. Lógica e raciocínio lógico e proposições. Conectivos Conceito de proposição. Valores lógicos das proposições.
2. Operações Lógicas Sobre Proposições Negação de uma proposição. Conjugação de duas proposições.
3. Disjunção de duas proposições. Proposição condicional. Proposição bicondicional.
4. Tabelas-Verdade de Proposições Compostas. Construção de Proposições Conjuntas. Tabela-Verdade de Proposições Conjuntas.
5. Tautologias e Contradições Definição de tautologia. Definição de contradição.
6. Equivalência lógica e Implicação lógica Equivalência lógica. Propriedades da relação de equivalência lógica. Recíproca, contrária e contrapositiva de uma proposição condicional. Implicação lógica. Princípio de substituição. Propriedade da implicação lógica.
7. Álgebra das Proposições Propriedade idempotente. Propriedade comutativa. Propriedade associativa. Propriedade distributiva. Propriedade de absorção. Leis de Morgan.
8. Argumentos. Conceito de argumento. Validade de um argumento. Critério de validade de um argumento.
9. Sentenças Abertas. Sentenças abertas com uma variável. Conjunto-verdade. Sentenças abertas com duas variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com duas variáveis. Sentenças abertas com n variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com n variáveis.
10. Operações Lógicas Sobre Sentenças Abertas Conjunção. Disjunção. Negação.
11. Quantificadores Quantificador universal. Quantificador existencial. Negação de proposições contendo quantificadores. Quantificação parcial e
Quantificação múltipla. Existência e unicidade. Conjunto limitados.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 


1. METODOLOGIA DE ATER
1.1.Desenvolvimento Rural
1.1.1. Questão agrária brasileira
1.1.2. Desenvolvimento Rural sustentável
1.2. Agricultura Familiar no Brasil
1.2.1. Agricultura Familiar e sistemas de produção
1.2.2. Público de ATER: Agricultores familiares e demais beneficiários da PNATER
1.3. Metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER
1.3.1. Metodologia participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável - MEXPAR
1.3.2. Contextualização da ATER no Brasil
1.3.3. Participação e Gestão Social
1.3.4. Ater como prática educativa: princípios da educação popular
1.4. Políticas Públicas voltadas para a agricultura familiar
1.4.1. Política Nacional de ATER – PNATER
1.4.2. Lei de ATER
1.4.3. Lei da Agricultura Familiar
2. SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASIL.
Ministério da Saúde. Dicas em Saúde. Alimentos Funcionais. 2009. Brasília. (disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2014. 2. ed. Brasília. 156 p. (disponível http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf ou http://migre.me/oZz1b) BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: 2012/2015. 2011. Brasília, Caisan. 132 p. (disponível http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/Plano_Caisan.pdf) BRASIL. LEI FEDERAL nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução/CD/FNDE Nº 38, de 19 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. SCHlLLING, Magali. Qualidade em nutrição: métodos de melhorias contínuas ao alcance de indivíduos e coletividade. 3ª edição. São Paulo: Varela, 2008. SILVA JR, Eneo Alves da. Manual de controle higiênico sanitário em serviços de alimentação. 7ª edição. Varela. 2014. SILVA, Margarida Maria Santana, CAMPOS, Maria Tereza Fialho de Sousa. Segurança alimentar e nutricional na atenção básica a saúde. Viçosa: UFV, 2003. Capítulos 3, 7, 10 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. EVANGELISTA, José. Alimentos em estudo abrangente. 1ª edição. São Paulo. Rio de Janeiro. Belo Horizonte: Atheneu – 1994 450 p. SÁ, Neide Gaudenci. Nutrição e dietética. São Paulo: Nobel, 1986 174 p. BARCELOS, Maria de Fátima Piccolo. Fundamentos Básicos em Nutrição Humana. Lavras: UFLA/FAEPE, 2000 38 p. www.fnde.gov.br : Lei 11.947, de 16 de junho de 2009 e Resolucao do FNDE no 38, de 22 de julho de 2009. http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/programas/alimentacaoescolar http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc.Valores (recursos do PNAE repassados para prefeituras e estado):www.consea.pr.gov.br, www.fomezero.gov.br, www.mds.gov.br, CÂMARA INTERMINISTERIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional:2012/2015. Brasilia, DF:MDS; Consea,2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de Orçamento Familiar – POF 2008-2009. Despesas, rendimentos e Condições de vida. Rio de Janeiro:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,2010. INTITUTO FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA. Tabelas de composição QUIMICA DOS ALIMENTOS. Estudo Nacional de despesa familiar. Rio de Janeiro:1977. MINISTÉRIO DA SAÚDE- Secretaria de Atenção a Saúde – Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição – Guia Alimentar para a População Brasileira. Série A Normas e Manuais Técnicos – Brasília -2005 (Retificado em 16/02/2016)
3. AGROINDÚSTRIA DE ALIMENTOS
3.1. Noções de Microbiologia de Alimentos
3.2. Boas Práticas de Fabricação aplicada a agroindústria de alimentos
3.3. Boas Práticas Agropecuárias na produção de matéria-prima aplicada a agroindústria de alimentos.
3.4. Projetos Agroindustriais
3.5. Leis sanitárias aplicadas a área de alimentos
3.6. Lei 19.476 e Decreto 45.821/2011
3.7. Rotulagem de Alimentos
4. HABITAÇÃO RURAL E SANEAMENTO LOPES, Alyne de Resende Franco, MAIA, Mariza Silveira. Orientações Básicas para o trabalho com habitação rural. Belo Horizonte, EMATER MG,1995. MINISTÉRIO DA SAÚDE – Fundação Nacional da Saúde – Departamento de Saneamento – Manual de Saúde. Brasília: 1999. FUNASA. - Manual de Saneamento Orientações Técnicas, Brasília, 2009. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999- Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. (Retificado em 16/02/2016)
5. SANEAMENTO
5.1. Conceitos de meio ambiente.
5.2. Saneamento rural em nível domiciliar:
5.2.1. Água:
5.2.2. Tratamento em nível domiciliar;
5.2.3. Doenças
5.3. Resíduos Sólidos:
5.3.1. importância sanitária dos resíduos sólidos;
5.3.2. cuidados domésticos;
5.3.3. prevenção e controle de insetos, pragas e vetores.
5.4 Dejetos:
5.4.1. importância sanitária;
5.4.2. esgotos domésticos;
5.4.3. contaminação;
5.4.4. soluções domiciliares.
5.5. Educação Ambiental.
5.5.1. Legislação sobre Educação Ambiental;
5.5.2. Metodologias Aplicadas em Educação Ambiental.
6. ORGANIZAÇÃO E MERCADO
6.1. MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO
6.1.1. Políticas públicas de apoio à comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar
6.1.2. Programa de Aquisição de Alimentos – PAA;
6.1.3. Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;
6.1.4. Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA Familiar;
6.1.5. Feiras Livres da Agricultura Familiar.
6.2. Gestão de negócios e agricultura familiar.
7. ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
7.1. Fundamentos legais do associativismo.
7.2. Fundamentos legais do cooperativismo:
7.2.1. As sociedades cooperativas;
7.2.2. Objetivos e classificação das sociedades cooperativas;
7.2.3. As cooperativas de trabalho.
7.3. Autogestão e cooperativismo.
8. ARTESANATO
8.1. Artesanato, design, cultura e desenvolvimento sustentável.
9. TURISMO RURAL (Retificado em 13/01/2016)
9.1. Turismo rural de desenvolvimento sustentável/Joaquim Anércio Almeida, José Marcos Frohlich, Mário Riedl (orgs.) Capítulo 2 - Campinas, SP: Papirus 2000. - (Coleção Turismo- 4ª edição).
10. AGROECOLOGIA
10.1. Conceituação, histórico e princípios da agroecologia.
10.2. Discussão da agroecologia como ferramenta da agricultura familiar e ATER capaz de viabilizar os serviços ambientais na recuperação de solos, da biodiversidade, do equilíbrio biológico em agroecossistemas, e na produção saudável de alimentos, fibras e matéria prima para energia.


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