Apostila EsFCEx / EsAEx - Específico PEDAGOGIA - Teoria + 5.200 Exercícios - Concurso - 2024-25

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Apostila EsFCEx / EsAEx - Específico PEDAGOGIA - EXÉRCITO - Teoria + 7.500 Exercícios - Concurso - 2020-21

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ATENÇÃO: APOSTILA EsFCEx / EsAEx - Específico PEDAGOGIA - Edital 2024 - com toda Teoria e + de 5.200 Exercícios.





SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 5.200 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2. Níveis de significação: pressupostos, subentendidos e implícitos.
3. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
4. Ortografia oficial.
5. Emprego da acentuação gráfica.
6. Coesão textual: referenciação e sequenciação textual.
7. Emprego/correlação de tempos e modos verbais.
8. Estrutura morfossintática do período simples.
9. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
10. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
11. Emprego dos sinais de pontuação.
12. Concordância verbal e nominal.
13. Emprego do sinal indicativo de crase.
14. Colocação dos pronomes átonos.


GEOGRAFIA DO BRASIL
1. A Organização do Espaço Brasileiro.
a) A integração brasileira ao processo de internacionalização da economia; o
desenvolvimento econômico e social; e os indicadores sociais do Brasil.
b) O processo de industrialização brasileira, os fatores de localização e as suas
repercussões: econômicas, ambientais e urbanas.
c) A rede de transportes brasileira e sua estrutura e evolução.
d) A questão urbana brasileira: processos e estruturas.
e) A agropecuária, a estrutura fundiária e problemas sociais rurais no Brasil,
dinâmica das fronteiras agrícolas e sua expansão para o Centro-Oeste e para a
Amazônia.
f) A população brasileira: evolução, estrutura e dinâmica.
g) A distribuição dos efetivos demográficos e os movimentos migratórios internos:
reflexos sociais e espaciais.
2. A Questão Regional no Brasil
a) A regionalização do país: sua justificativa sócio-econômica e critérios adotados
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); as regiões e as
políticas públicas para fins de planejamento.
b) As regiões brasileiras: especializações territoriais, produtivas e características
sociais e econômicas.
3. O Espaço Natural Brasileiro: seu aproveitamento econômico e o meio ambiente.
a) Geomorfologia do território Brasileiro: O território brasileiro e a placa sul
americana; as bases geológicas do Brasil; as feições do relevo; os domínios
naturais e as classificações do relevo brasileiro.
b) A questão ambiental no Brasil.
c) Os recursos minerais.
d) As fontes de energia e os recursos hídricos.
e) A biosfera e os climas do Brasil.


HISTÓRIA DO BRASIL
1. Brasil Colônia: administração, economia, cultura e sociedade
a. As Capitanias Hereditárias e Governos Gerais.
b. As atividades econômicas e a expansão colonial: agricultura, pecuária, comércio
e mineração.
c. Os povos indígenas; escravidão, aldeamentos; ação jesuítica.
d. Os povos africanos escravizados no Brasil.
e. A conquista dos sertões; entradas e bandeiras.
f. O exclusivo comercial português.
g. Os conflitos coloniais e os movimentos rebeldes de livres e de escravos do final
do século XVIII e início do século XIX.
h. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil e seus efeitos; o período
joanino no Brasil.
2. O Brasil Monárquico
a. A independência do Brasil e o Primeiro Reinado.
b. A Constituição de 1824.
c. Militares: a Guarda Nacional e o Exército.
d. A fase regencial (1831-1840).
e. O Ato Adicional de 1834.
f. As revoltas políticas e sociais das primeiras décadas do Império.
g. A consolidação da ordem interna: o fim das rebeliões, os partidos, a legislação, o
fortalecimento do Estado, a economia cafeeira, a tributação.
h. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial.
i. A escravidão, as lutas escravas pela liberdade,
j. O movimento abolicionista e a abolição.
k. A introdução do trabalho livre.
l. Política externa: as questões platinas, a Guerra do Paraguai e o Exército.
m. O movimento republicano e o advento da República.
3. A República brasileira
a. A Constituição de 1891, os militares e a consolidação da República.
b. A “Política dos governadores”.
c. O coronelismo e o sistema eleitoral.
d. O movimento operário.
e. O tenentismo.
f. A Revolução de 1930.
g. O período Vargas (1930-1945): economia, sociedade, política e cultura.
h. O Estado Novo.
i. O Brasil na II Guerra Mundial.
j. O período democrático (1945-1964): economia, sociedade, política e cultura.
k. A intervenção militar, sua natureza e transformações entre 1964 e 1985. As
mudanças institucionais durante o período.
l. O “milagre econômico”.
m. A redemocratização.
n. Os movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980: estudantes, operários e
demais setores da sociedade.
o. A campanha pelas eleições diretas.
p. A Constituição de 1988.
q. O Brasil de 1985 a 2013: economia, sociedade, política e cultura
.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. Fundamentos da educação a. Perspectivas filosóficas, históricas e culturais da educação. b. Educação como processo social. c. O pensamento pedagógico brasileiro. 2. Política educacional e Legislação a. Políticas públicas, estrutura e planejamento no Brasil. b. Educação e Trabalho. c. Educação e Justiça Social: inclusão, diversidade e igualdade. d. Legislação Educacional. 3. Didática, relações entre ensino e aprendizagem, e formação docente a. A carreira docente e formação continuada. b. A pesquisa como princípio educativo. c. Princípios, métodos e práticas na relação entre ensino e aprendizagem. d. Currículo e planejamento pedagógico. e. Abordagens teórico-metodológicas da avaliação escolar. f. Contribuições da psicologia da educação e do desenvolvimento. g. Perspectivas psicológicas e sociais da adolescência. h. Educação de Jovens e Adultos. i. As influências das novas tecnologias da informação e da comunicação na educação. 4. Gestão educacional a. Avaliação da qualidade na educação. b. Gestão e organização do trabalho pedagógico. c. Gestão democrática e participativa. d. Projeto político-pedagógico.


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