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ATENÇÃO: APOSTILA FUNPRESP-EXE - CARGO 1: Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: ADMINISTRATIVA - Edital 2021 - com toda Teoria e + de 6.400 Exercícios.
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SOBRE A APOSTILA:
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CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2
Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos
de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e
de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da
estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação
entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da
oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e
nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de
frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de
texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1 Ética e moral. 2 Ética: princípios e valores. 3 Ética e função
pública. 4 Código de Ética e Conduta da Funpresp-Exe.
ATUALIDADES: 1 Tópicos atuais no Brasil e no mundo relativos a economia, política, saúde,
sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA (INCLUSIVE PARA A ÁREA DE TI): 1 Noções de Word, Excel,
PowerPoint, Outlook e Teams. 2 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos,
pastas e programas. 3 Segurança da informação. 3.1 Procedimentos de segurança. 3.2 Noções de vírus,
worms e pragas virtuais.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: 1 Regimes de previdência. 1.1 Regime Geral de Previdência
Social. 1.2 Regimes próprios de previdência social. 1.3 Regime de previdência complementar. 2 Previdência
complementar no Brasil. 2.1 Regramento constitucional. 2.2 Planos de benefícios previdenciários:
regulamentos. 2.3 Lei nº 11.053/2004 (Regime de tributação). 3 Organização do sistema de previdência
complementar. 3.1 Órgãos reguladores (CNPC), fiscalizador (PREVIC) e supervisor (SPC/MPS). A ação do
Estado. 3.2 Entidades fechadas de previdência complementar: classificação, composição, atribuições. 4 Lei
Complementar nº 109/2001 (Regime de Previdência Complementar). 5 Lei Complementar nº 108/2001
(relação entre entes públicos e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar). 6 Lei
nº 12.154/2009 (criou a PREVIC). 7 Decreto nº 4.942/2003 (processo administrativo para apuração de
responsabilidade por infração à legislação no âmbito do regime da previdência complementar, operado
pelas entidades fechadas de previdência complementar). 8 Resoluções do Conselho Nacional de
Previdência Complementar. 8.1 MPS/CGPC nº 13/2004. 8.2 MPS/CGPC nº 8/2004 e suas alterações. 9
Emenda Constitucional nº 103/2019.
NOÇÕES SOBRE A FUNPRESP: 1 Lei nº 12.618/2012. 2 Decreto nº 7.708/2012. 3 Regimento
Interno da Funpresp-Exe. 4 Estatuto da Funpresp-Exe. 5 Planos de benefícios da FUNPRESP-EXE: Exec-
Prev e Legis-Prev.
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO: 1 Raciocínio analítico e argumentação. 1.1 O uso do senso
crítico na argumentação. 1.2 Tipos de argumentos: argumentos falaciosos e apelativos. 1.3 Comunicação
eficiente de argumentos. 2 Noções de lógica. 3 Diagramas lógicos: conjuntos e elementos. 4 Lógica da
argumentação. 5 Tipos de raciocínio. 6 Conectivos lógicos. 7 Proposições lógicas simples e compostas. 8
Elementos de teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade. 9 Raciocínio lógico envolvendo
problemas com frações, conjuntos, porcentagens e sequências com números, figuras, palavras.
CONHECIMENOS ESPECIFICOS:
COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA: Técnicas de relações públicas. Comunicação dirigida. Públicos
de uma instituição. Assessoria de imprensa. Release, presskit e organização de entrevistas coletivas. Notas
oficiais. Clipping. Marketing institucional. Pesquisas de opinião e de mercado: pesquisas qualitativas e
quantitativas, amostragem, questionários, grupos de discussão, grupos focais. Responsabilidade social,
consumo sustentável e relações com a comunidade. Planejamento de comunicação organizacional.
Interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa. Relações públicas e recursos
humanos. Instrumentos de comunicação interna. Comunicação digital. Relações com consumidores.
Serviços de atendimento ao consumidor. Comunicação pública. Imagem institucional. Organização de
eventos. Lei nº 12.527/2011; Lei nº 13.460/2017; Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos;
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC); mediação de conflitos; imagem institucional.
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