Apostila INSTITUTO FEDERAL EDUCAÇÃO e TECNOLOGIA - TECNÓLOGO em ARTES VISUAIS E MULTIMEIOS - Teoria + 5.000 Exercícios - Concurso 2016

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ATENÇÃO: APOSTILA INSTITUTO FEDERAL EDUCAÇÃO e TECNOLOGIA - TECNÓLOGO em ARTES VISUAIS E MULTIMEIOS - Edital 2016 - com toda Teoria e + de 5.000 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 5.000 exercícios com gabaritos!


 


CONHECIMENTOS BÁSICOS


 LÍNGUA PORTUGUESA
1. Linguagem, língua e ideologia (a confluência entre os signos – verbais, visuais). 2. Noções de texto e discurso. 2.1.
Compreensão e interpretação de textos. 2.2. Níveis de leitura de um texto. 2.3. Intertextualidade. 3. Organização do
texto e gêneros textuais. 3.1. Tipos e gêneros textuais. 3.2. Fatores de textualidade. 3.3 aspectos pragmáticos
(conhecimentos partilhados, regras sociais de interação), aspectos semântico-conceituais (explícitos e implícitos;
coerência) e aspecto formal (coesão). 4. Semântica e lexicologia. 4.1. Campo lexical e campo semântico. 4.2. A
significação das palavras. 4.3. Denotação e Conotação. 4.4. Sinonímia, antonímia. 5. Processos argumentativos. 5.1.
Argumentação consistente e falaciosa. 5.2 Tipos de argumentos: citação, opinião, analogias, exemplificação, contrastes,
temporalidade, dentre outros. 6. Processos de formação de palavras. 6.1. Derivação e Composição. 6.2. Neologismos e
estrangeirismos. 7. Morfossintaxe. 7.1. Emprego das classes de palavras. 7.2. Estruturação e emprego do período
simples e do composto. 7.3. Emprego da regência verbal e nominal. 7.4. Emprego da concordância verbal e nominal.
7.4. Colocação pronominal. 8. Estilística. 8.1. Emprego das figuras de Linguagem.9. Emprego dos sinais de pontuação.
Bibliografia Sugerida BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa; Atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo; De acordo com a nova ortografia.
Rio de Janeiro: Léxikon, 2013. GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 27.ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. KOCH, Ingedore. Grunfeld. Villaça; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. SILVA, Maurício. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: o que muda e o que não muda. São Paulo: Contexto, 2011.


 LEGISLAÇÃO E ÉTICA
1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais. 2. Ética na Administração Pública Federal. 3. Licitações e
Contratos Administrativos. 4. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das
Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. 5. Lei de acesso à informação. 6. Lei de criação
dos Institutos Federais. Bibliografia Sugerida BRASIL. Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (e alterações posteriores). Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm BRASIL. Lei nº 8.027, de 12 de abril de 1990 (e alterações posteriores). Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8027.htm  BRASIL. Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994 (e alterações posteriores). Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1171.htm BRASIL. Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 (e alterações posteriores). Regulamenta o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitação e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm BRASIL. Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002 (e alterações posteriores). Institui, no âmbito da União (....), nos termos do artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10520.htm BRASIL. Lei nº 12.462, de 04 de agosto de 2011 (e alterações posteriores). Institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /_Ato2011-2014/2011/Lei/l12462.htm BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; (...) e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei /l12527.htm BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Legislação disponível nos sites: www.planalto.gov.br e www.presidencia.gov.br


 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


Comunicação, novas tecnologias e linguagem audiovisual; 2. Fundamentos da Educação a Distância (conceitos;
história; modelos e legislação); 3. Princípios da internet (o texto para internet; informação on line e exclusão digital;
geração de conteúdo para internet; informação estática e informação dinâmica; hipermídia e hipertexto; hierarquia de
texto e imagem; comunicação interativa); 4. Mídias sociais para fins educacionais (wikis, blogs, podcastsetc); 5. Noções
de programação e desenvolvimento web; 6. Técnicas de artes gráficas para internet e uso das principais ferramentas de
web design (Dream Weaver, Photoshop, Visual Studio); 7. Hardware multimídia; 8. Bases de dados multimídia; 9.
Ferramentas de autoria e autoração de mídias audiovisuais paradistribuição (Apple DVD Studio Pro, Adobe Encore);
10. Noções de instalação, manutenção e uso de equipamentos de áudio, iluminação e câmeras; 11. Operação,
monitoramento e captação de som para audiovisual; 12. Filmagem, produção e edição em vídeo; 13. Produção
fotográfica, captação e tratamento da imagem; 14. Produção de animação; 15. Noções de produção de conteúdo
multimídia para jogos digitais; 16. Manipulação de arquivos digitais em áudio, vídeo, fotografia e demais mídias para
transmissão via internet; 17. Transmissões de conteúdo ao vivo; 18. Produção de materiais didáticos acessíveis com
ferramentas de edição não-linear (Apple Final Cut, Adobe Premiere e After Effects); 19. Produção e edição de materiais
multimídia para Educação a Distância.Bibliografia Sugerida AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BERGAN, Ronald. ISMOS – para entender o cinema. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2011 BRASIL. Ministério Educação. Secretaria de Educação Básica. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem/elaboração: Laura Maria Coutinho. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005. COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002 DONIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. (Trad. COSTA, C. I.).
Editora 34. São Paulo. 1999. LUCENA, Alberto. A arte da Animação. São Paulo: SENAC, 2002. KELLISON, Cathrine. Produção e Direção para Tv e Vídeo. Rio de Janeiro, Elsevier,2007. MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução Paulo Neves. – São Paulo: Brasiliense, 2003. NOVAK, J. Desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
RODRIGUEZ, Angel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. São Paulo, Editora Senac, 2006.
ROBERTS-BRESLIN, Jan. Produção de Imagem e Som. Rio de Janeiro: Elselvier, 2009. SERRA, Floriano. A arte e a técnica do vídeo. São Paulo: Summus, 1996. SILVA, R, S – Moodle para autores e tutores – NOVATEC, 2010. SIQUEIRA, Ethevaldo. Para entender o mundo digital. Rio de Janeiro, Globo, 2008. VALENTE, J. A. Educação a Distância: uma oportunidade para mudança no ensino. In: MAIA, C. (Org.). EAD.BR Educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000. p.


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