Apostila PGDF ANALISTA JURÍDICO - CARGO 1: ADMINISTRAÇÃO - Teoria + 3.800 exercícios - Concurso 2020

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Apostila PGDF ANALISTA JURÍDICO - CARGO 1: ADMINISTRAÇÃO - Teoria + 3.800 exercícios - Concurso 2020

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ATENÇÃO: APOSTILA PGDF ANALISTA JURÍDICO - CARGO 1: ADMINISTRAÇÃO - Concurso 2020 - com toda Teoria e + de 3.800 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


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CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de
tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1
Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de
sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do
período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da
oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de
pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo
de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação
das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações
e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.


CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL: 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural,
política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e
Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.


LEGISLAÇÃO: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito
Federal. 1.2 Organização do Distrito Federal. 1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal. 2 Lei
Complementar Distrital nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do
Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais). 3 Decreto Distrital nº 37.297/2016
(Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo). 4 Decreto Distrital nº
36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI). 5 Lei Complementar nº 395/2001
e suas alterações (organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal).


 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica
até contingencial). 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração. 2.1.1 Planejamento,
organização, direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico. 2.2.1.1 Visão,
missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. 2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas.
2.2.3 Redes e alianças. 2.2.4 Planejamento tático. 2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.6 Administração por
objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard. 2.2.8 Processo decisório. 2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional.
2.3.2 Tipos de departamentalização. 2.3.2.1 Características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3
Organização informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4 Direção. 2.4.1 Motivação e liderança. 2.4.2
Comunicação. 2.4.3 Descentralização e delegação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens
e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio
organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e seleção depessoas.


3.3.1 Objetivos e características. 3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens.
3.3.3 Principais técnicas de seleção de pessoas. 3.3.3.1 Características, vantagens e desvantagens. 3.4 Análise
e descrição de cargos. 3.5 Capacitação de pessoas. 3.6 Gestão de desempenho. 3.7 Gestão por competências.
4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a
gestão da qualidade. 4.2 Ferramentas de gestão da qualidade. 5 Gestão de projetos. 5.1 Elaboração, análise
e avaliação de projetos. 5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 5.3 Projetos e suas
etapas. 6 Gestão de processos. 6.1 Conceitos da abordagem por processos. 6.2 Técnicas de mapeamento,
análise e melhoria de processos. 6.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
6.4 BPM. 7 Administração Financeira. 7.1 Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis. 7.2 Princípios gerais
de alavancagem operacional e financeira. 7.3 Planejamento financeiro de curto e longo prazo. 7.4 Conceitos
básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do
serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. 2 Administração
Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado
autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. 3 Processos participativos de gestão
pública. 3.1 Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 4 Governo
eletrônico; transparência da administração pública; controle social e cidadania; accountability. 5 Gestão por
resultados na produção de serviços públicos. 6 Comunicação na gestão pública e gestão de redes
organizacionais. 7 Administração de pessoal. 8 Administração de compras e materiais. 8.1 Processos de
compras governamentais e gerenciamento de materiais e estoques. 9 Governabilidade e governança;
intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). 10 Mudanças institucionais.
10.1 Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência
reguladora, agência executiva, consórcios públicos. 11 Processo de formulação e desenvolvimento de
políticas. 11.1 Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. 12 As políticas
públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e
controle social; gestão local, cidadania e equidade social. 13 Planejamento e avaliação nas políticas públicas.
13.1 Conceitos básicos de planejamento. 13.2 Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
13.3 Formulação de programas e projetos. 13.4 Avaliação de programas e projetos. 13.5 Tipos de avaliação.
13.6 Análise custo-benefício e análise custo-efetividade. 14 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação).
16 Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência).


ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Orçamento público. 1.1
Conceito 1.2 Técnicas orçamentárias. 1.3 Princípios orçamentários. 1.4 Ciclo orçamentário. 1.5 Processo
orçamentário. 2 O orçamento público no Brasil. 2.1 Sistema de planejamento e de orçamento federal. 2.2
Plano plurianual. 2.3 Diretrizes orçamentárias. 2.4 Orçamento anual. 2.5 Sistema e processo de
orçamentação. 2.6 Classificações orçamentárias. 2.7 Estrutura programática. 2.8 Créditos ordinários e
adicionais. 3 Programação e execução orçamentária e financeira. 3.1 Descentralização orçamentária e
financeira. 3.2 Acompanhamento da execução. 3.3 Sistemas de informações. 3.4 Alterações orçamentárias.
4 Receita pública. 4.1 Conceito e classificações. 4.2 Estágios. 4.3 Fontes. 4.4 Dívida ativa. 5 Despesa pública.
5.1 Conceito e classificações. 5.2 Estágios. 5.3 Restos a pagar. 5.4 Despesas de exercícios anteriores. 5.5 Dívida
flutuante e fundada. 5.6 Suprimento de fundos. 6 Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações (Lei de
Responsabilidade Fiscal). 7 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações.


LEGISLAÇÃO: 1 Lei Distrital nº 4.990/2012 (regula o acesso a informações no Distrito Federal). 2 Lei nº
8.666/1993 (institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências). 3
Lei nº 10.520/2002 (institui a modalidade de licitação denominada pregão). 4 Decreto Distrital nº 29
39.103/2018 (regulamenta, no âmbito do Distrito Federal, o Sistema de Registro de Preços e dá outras
providências).


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