Apostila Prefeitura de MOGI DAS CRUZES SP - PEDAGOGO - Teoria + 4.000 exercícios - Concurso 2020

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Apostila Prefeitura de MOGI DAS CRUZES SP - PEDAGOGO - Teoria + 4.000 exercícios - Concurso 2020


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SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 4.000 exercícios com gabarito


Conhecimentos Gerais:


Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.


Legislação: BRASIL. Plano Nacional da Educação. Educação Especial. BRASIL. Resolução nº 02/01; Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares: Estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, MEC/SEF/SEESP, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, MEC/SEESP, 2001. BRASIL. Lei Nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência. CORDE 1994. BRASIL. Lei de Libras nº 10.436/02. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. BRASIL. Decreto nº 5.626/05. BRASIL. Lei da Acessibilidade nº 10.098/94. Art. 18.


Conhecimentos Específicos:


Conhecimento e atualização nos processos e procedimentos que visam: Elaboração, execução e avaliação do Plano de Atendimento Educacional Especializado dos alunos que apresentam características das deficiências: intelectual, visual, auditiva e física, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades (múltipla, cegueira, baixa visão, surdez severa ou profunda, surdez leve ou moderada, surdocegueira, física, autismo, síndromes, transtornos, etc), contemplando a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos mesmos; definição e organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade; Organização para o atendimento especializado individual ou em grupos; programação, acompanhamento e avaliação quanto à funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no Atendimento Educacional Especializado, na sala de aula comum e nos demais ambientes da escola; produção de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino regular; realização de anamnese em Avaliação Pedagógica; solicitação de relatório de desempenho escolar; atendimento à Unidade Escolar para orientar o professor e/ou gestor escolar; articulação com os professores da sala de aula comum e com demais profissionais da escola; orientação aos professores e às famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; execução de atividades próprias do Atendimento Educacional Especializado através: do ensino da Comunicação Aumentativa e Alternativa CAA, do uso do Soroban/ material dourado, do ensino da informática acessível, do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva – TA e do ensino de atividades de vida autônoma e social; orientação de atividades de enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação e promoção de atividades para o desenvolvimento das funções mentais superiores.


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- Apostila prática e de fácil utilização (não precisa instalar).


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