Apostila TCE PA - AUXILIAR TÉCNICO de Controle Externo - Área INFORMÁTICA - Teoria + 6.200 Exercícios - Concurso 2016

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Código: AP-1673

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Apostila TCE PA - AUXILIAR TÉCNICO de Controle Externo - Área INFORMÁTICA - Teoria + 6.200 Exercícios - Concurso 2016

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ATENÇÃO: APOSTILA TCE PA - AUXILIAR TÉCNICO de Controle Externo - Área INFORMÁTICA - Edital 2016 - com toda Teoria e + de 6.200 Exercícios.


Por apenas R$ 85,00





SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 6.200 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS 


LÍNGUA PORTUGUESA:


1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero. 


CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Conceito, tipos e formas de controle. 2 Controle 


interno e externo. 3 Controle parlamentar. 4 Controle pelos tribunais de contas. 5 Controle administrativo.


6 Recurso de administracao. 7 Reclamacao de recursos. 8 Lei no 8.429/1992 e suas alteracoes (Lei de


Improbidade Administrativa). 9 Sistemas de controle jurisdicional da administracao publica: contencioso


administrativo e sistema da jurisdicao una. 10 Controle jurisdicional da administracao publica no Direito


brasileiro. 11 Controle da atividade financeira do Estado: especies e sistemas. 12 Tribunal de Contas da


Uniao (TCU), dos Estados e do Distrito Federal. 12.1 Tribunal de Contas do Estado do Para. 12.1.1 Natureza,


competencia, jurisdicao e organizacao. 13 Constituicao do Estado do Para (Titulo V, Capitulo I e Secao VII).


14 Lei Organica do TCE/PA (Lei Complementar no 81/2012). 15 Regimento Interno do TCE/PA.


LEGISLAÇÃO ESTADUAL: Lei no 8.037/2014 (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneracao dos Servidores do


Tribunal de Contas do Estado do Para). Lei no 5.810/1994 e suas alterações.


CARGO 40: AUXILIAR TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO – ÁREA: INFORMÁTICA
1 Organização e arquitetura de computadores: a evolução dos computadores; componentes de um
computador (hardware e software); dispositivos de entrada e saída. 2 Manutenção de computadores
desktops, notebooks, impressoras e multifuncionais. 3 Diagnóstico de problemas comuns, em estações de
trabalho, relacionados a hardware, software e conectividade. 4 Sistemas operacionais MS-Windows e Linux,
em estações de trabalho. 4.1 Conceitos básicos. 4.2 Terminal Service. 4.3 Impressão em rede. 4.4 


Linguagens de Script. 4.5 Instalação e configuração de ambiente e dispositivos. 4.6 Instalação e
desinstalação de programas/aplicativos. 4.7 Instalação e suporte a TCP/IP, DHCP e DNS. 4.8 Integração de
ambiente Linux com ambiente Windows. 4.9 Sistemas de arquivo e partições. 4.10 Conhecimentos básicos
e avançados dos sistemas operacionais MS-Windows (Vista, 7 e 10). 4.11 Conceitos de organização e
gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação e configuração de periféricos com ou sem fio.
4.12 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados, para realização de cópia de
segurança (backup) e sistemas de geração de imagem de disco rígido. 4.13 Ferramentas para
gerenciamento remoto de estações de trabalho. 5 Conhecimentos básicos e avançados do pacote Microsoft
Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook) versões 2007, 2010 e 2013: instalação, configuração e uso. 6
Internet e intranet. 6.1 Conceitos básicos. 6.2 Serviços e protocolos. 6.3 Ferramentas e aplicativos de
navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão e de pesquisa/busca. 6.4 World Wide Web,
transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 6.5 Conceitos de proteção
e segurança. 7 Redes de comunicação de dados. 7.1 Meios de transmissão. 7.2 Técnicas básicas de
comunicação. 7.3 Topologia de redes de computadores. 7.4 Tipos de serviço. 7.5 Elementos de
interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). 7.6
Arquitetura e protocolo de redes de comunicação. 7.7 Modelo de referência OSI. 7.8 Arquitetura TCP/IP.
7.9 Arquitetura cliente-servidor. 7.10 Tecnologias de redes locais. 7.11 Redes de alta velocidade. 7.12
Computação na nuvem (cloud computing). 8 Noções de segurança da informação. 8.1 Confidencialidade,
integridade, disponibilidade, autenticidade e não repúdio. 8.2 Criptografia: conceitos básicos e aplicações.
8.3 Assinatura e certificação digital, PKI/ICP. 8.4 Softwares maliciosos. 8.5 Ataques. 8.6 Segurança de
estações de trabalho: conceitos de hardening, antivírus, firewall de host, IPS, políticas de senhas, patches,
serviços vulneráveis. 9 Codificação de programas de computador. 9.1 Construção de algoritmos. 9.2
Conceitos de linguagens de programação. 9.3 Tipos de dados elementares e estruturados. 9.4
Subprogramas: funções e procedimentos. 9.5 Estruturas de controle: desvio, seleção, repetição, recursão,
co-rotina. 9.6 Bibliotecas. 9.7 Compilação e interpretação de programas. 10 Noções de banco de dados:
conceitos básicos; linguagem SQL. 11 Noções de gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL v3:
conceitos básicos acerca de central de serviço, catálogo de serviços, acordo de nível de serviço, acordo de
nível operacional, mudança de serviço; processo de gerenciamento de configurações e ativos de serviço;
processos do estágio de operação de serviço (service operation). 12 Aquisições de bens e serviços de TI.
12.1 Legislação aplicável a contratações de TI. 12.1.1 Lei nº 8.666/1993 e alterações: licitações (fase interna,
fase externa, elaboração de termo de referência, pesquisa de mercado) e contratos administrativos
(elaboração e fiscalização de contratos, papel do fiscalizador do contrato, papel do preposto da contratada,
acompanhamento da execução contratual, registro e notificação de irregularidades, definição e aplicação
de penalidades e sanções administrativas, recebimento e aceite de bens e serviços, atestação de faturas
para liquidação, celebração de termos aditivos). 12.1.2 Lei nº 10.520/2002 (Lei do Pregão). 12.2 Boas
práticas em contratações de TI no âmbito da Administração Pública Federal (Instruções Normativas do
MPOG/SLTI nº 2/2008 e nº 4/2014, com suas respectivas alterações): visão geral das fases do processo de
contratação, contratação por resultado, contratação baseada em nível de serviço, parcelamento do objeto,
o uso do Pregão, prova de conceito. 12.3 Sistema de Registro de Preços.


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