Apostila TCE SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - Teoria + 10.300 Exercícios - Concurso 2021

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Apostila TCE SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - Teoria + 10.300 Exercícios - Concurso 2021
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ATENÇÃO: APOSTILA TCE SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - Edital 2021 - com toda Teoria e + de 10.300 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


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CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de
tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos
de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática
do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos
da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de
pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal
indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da
estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de
formalidade.
AUDITORIA GOVERNAMENTAL, COMPLIANCE, GESTÃO DE RISCO E GOVERNANÇA: 1 Compliance aplicada à
gestão pública. 1.1 Conceito, princípios e normas. 2 Auditoria governamental. 2.1 Controle interno. 2.2
Auditoria de regularidade e auditoria operacional. 2.3 Instrumentos de fiscalização. 2.3.1 Auditoria,
levantamento, monitoramento, acompanhamento e inspeção. 2.4 Planejamento de auditoria. 3 Gestão de
riscos no setor público. 4 Plano de auditoria baseado no risco. 4.1 Atividades preliminares. 4.2 Determinação
de escopo. 4.3 Materialidades, risco e relevância. 4.4 Exame e avaliação do controle interno. 4.5 Risco
inerente, de controle e de detecção. 4.6 Risco de auditoria. 4.7 Matriz de Planejamento. 4.8 Programas de
auditoria. 4.9 Papéis de trabalho. 4.10 Testes de auditoria. 4.11 Importâncias da amostragem estatística em
auditoria. 5 Execução da auditoria. 5.1 Técnicas e procedimentos: exame documental, inspeção física,
conferência de cálculos, observação, entrevista, circularização, conciliações, análise de contas contábeis,
revisão analítica. 6 Evidências. 6.1 Caracterizações de achados de auditoria. 6.2 Matrizes de achados e matriz
de responsabilização. 7 Comunicação dos resultados. 7.1 Relatórios de auditoria. 8 Monitoramento. 9
Documentação da auditoria. 10 Supervisão e controle de qualidade. 11 ISSAIs (30, 100, 200, 300, 400, 3000
e 3100). 12 Governança no setor público. 12.1 Papel e importância. 12.2 Governança, transparência e
accountability. 12.3 Governança e governabilidade. 12.4 Princípios da governança pública.
CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Conceito, tipos e formas de controle. 2 Controle
interno e externo. 3 Controle parlamentar. 4 Controle administrativo. 5 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações
(Lei de Improbidade Administrativa). 6 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública. 6.1
Contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 7 Controle jurisdicional da administração pública no
Direito brasileiro. 8 Controle da atividade financeira do Estado: espécies e sistemas. 9 Controle pelos tribunais
de contas. 10 Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal. 11
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. 11.1 Natureza, competência, jurisdição e organização. 12
Constituição do Estado de Santa Catarina. 13 Lei Complementar nº 202/2000 (Lei Orgânica do Tribunal de
Contas do Estado de Santa Catarina). 14 Resolução N.TC-06/2001 (Regimento Interno do Tribunal de Contas
do Estado de Santa Catarina).
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública. 1.1 Conceitos. 2 Direito
administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos,
classificação e espécies. 3.2 Extinção do ato administrativo: cassação, anulação, revogação e convalidação.
3.3 Decadência administrativa. 4 Agentes públicos. 4.1 Legislação pertinente. 4.1.2 Disposições
constitucionais aplicáveis. 4.2 Disposições doutrinárias. 4.2.1 Conceito. 4.2.2 Espécies. 4.2.3 Cargo, emprego
e função pública. 4.2.4 Provimento. 4.2.5 Vacância. 4.2.6 Efetividade, estabilidade e vitaliciedade. 4.2.7
Remuneração. 4.2.8 Direitos e deveres. 4.2.9 Responsabilidade. 4.2.10 Processo administrativo disciplinar. 5
Poderes da administração pública. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do
poder. 6 Regime jurídico-administrativo. 6.1 Conceito. 6.2 Princípios expressos e implícitos da administração
pública. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Evolução histórica. 7.2 Responsabilidade por ato comissivo
do Estado. 7.3 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.4 Requisitos para a demonstração da
responsabilidade do Estado. 7.5 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 7.6
Reparação do dano. 7.7 Direito de regresso. 8 Serviços públicos. 8.1 Conceito. 8.2 Elementos constitutivos.
8.3 Formas de prestação e meios de execução. 8.4 Delegação. 8.4.1 Concessão, permissão e autorização. 8.5
Classificação. 8.6 Princípios. 9 Organização administrativa. 9.1 Autarquias, fundações, empresas públicas e
sociedades de economia mista. 9.2 Entidades paraestatais e terceiro setor. 9.2.1 Serviços sociais autônomos,
entidades de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público. 10 Controle
da Administração Pública. 10.1 Controle exercido pela Administração Pública. 10.2 Controle judicial. 10.3
Controle legislativo. 10.4 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações (Improbidade administrativa). 11 Lei n.º
9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 12 Licitações e contratos administrativos. 12.1
Legislação pertinente. 12.1.1 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei nº 14.133/2021. 12.1.2 Lei nº
10.520/2002 e demais disposições normativas relativas ao pregão. 12.1.3 Decreto nº 7.892/2013 e suas
alterações (Sistema de Registro de Preços). 12.1.4 Lei nº 12.462/2011 e suas alterações (Regime Diferenciado
de Contratações Públicas). 12.2 Fundamentos constitucionais. 13 Lei nº 13.019/2014 e suas alterações. 14
Lei nº 6.745/1985 (Estatuto dos Servidores do Estado de Santa Catarina). 15 Lei Complementar nº 255/2004.


NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Aplicabilidade das normas constitucionais. 1.1 Normas de eficácia plena,
contida e limitada. 1.2 Normas programáticas. 2 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2.1
Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de
nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 2.2 Organização político-administrativa do Estado: Estado
federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 2.3 Poder Executivo: atribuições
e responsabilidades do presidente da República. 2.4 Poder Legislativo: estrutura, funcionamento e
atribuições, processo legislativo, fiscalização contábil, financeira e orçamentária, comissões parlamentares
de inquérito. 2.5 Poder Judiciário: disposições gerais, órgãos do poder judiciário e organização e
competências, Conselho Nacional de Justiça. 2.6 funções essenciais à justiça: Ministério Público, Advocacia
Pública, Defensoria Pública.
DIREITO FINANCEIRO: 1 Direito financeiro. 1.1 Conceito e objeto. 1.2 O Direito financeiro na Constituição
Federal de 1988. 1.2.1 Normas gerais e orçamento. 2 Despesa pública. 2.1 Conceito e classificação de despesa
pública. 2.2 Disciplina constitucional dos precatórios. 3 Receita pública. 3.1 Conceito. 3.1.1 Ingresso e
receitas. 3.2 Classificação das receitas públicas. 4 Dívida pública: conceito; evolução; classificação; disciplina
jurídica e processamento. 5 Orçamento público. 5.1 Conceito, espécies e natureza jurídica. 5.2 Princípios
orçamentários. 6 Fiscalização e controle orçamentário. 7 Normas gerais de Direito Financeiro. 8 Lei
nº 4.320/1964 e suas alterações. 9 Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações (Lei de Responsabilidade
Fiscal).
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da
cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 6 Resolução nº TC-0087/2013 (Código de Ética
dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina). 7 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 6.1
Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa. 8 Lei nº 12.846/2013 e suas alterações.
CONHECIMENTOS SOBRE SANTA CATARINA: 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política
e econômica de Santa Catarina.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


BANCOS DE DADOS: 1 Banco de dados. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Arquitetura. 1.3 Estrutura de dados. 1.4
Modelagem e normalização de dados. 1.5 Noções de administração de dados e de banco de dados. 1.6
Topologia típica de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade. 1.7 SQL (ANSI). 1.8 Microsoft SQL
Server, MySql e PostgreSQL. 1.9 Transact-SQL (T-SQL). 1.10 Arquitetura e políticas de armazenamento de
dados. 1.11 Balanceamento de carga, fail‐over e replicação de estado. 1.12 Técnicas de análise de
desempenho e otimização de consultas (tuning). 1.13 Segurança de banco de dados.
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS (BUSINESS INTELLIGENCE): 1 Conceitos, fundamentos, características, técnicas
e métodos de business intelligence (BI). 2 Sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo. 3 Arquitetura
e aplicações de data warehouse com ETL e OLAP. 4 Definições e conceitos de data warehouse e data mining.
5 Visualização de dados: BD individuais e cubos. 6 Técnicas de modelagem e otimização de bases de dados
multidimensionais. 7 Mapeamento das fontes de dados: técnicas para coleta de dados.
GESTÃO E GOVERNANÇA EM TI: 1 Tecnologias da informação e comunicação. 1.1 Conceitos, segmentos e
mercado. 2 Princípios de economia da inovação e da tecnologia. 2.1 Conceitos e perspectivas da tecnologia.
2.2 Ciência, pesquisa, desenvolvimento e indústria. 2.2.1 O hiato tecnológico internacional. 3 Estatística. 3.1
Estatística descritiva: distribuição de frequências; organização de dados (quadros, tabelas, gráficos e outras
formas de apresentação). 3.2 Medidas de posição, dispersão e assimetria; propriedades da média e da
variância; números índices. 4 Internet. 4.1 Internet no Brasil: Comitê Gestor da Internet (CGI.BR); Decreto nº
4.829/2003. 4.2 Internet no mundo: papel da ICANN (Internet Corporation for Assigned Namesand Numbers);
governança global da Internet; Internet Governance Forum (IGF). 5 Televisão Digital no Brasil. 5.1 Decretos
nº 4.901/2003, nº 5.820/2006 e nº 6.868/2010. 6 COBIT 2019. 7 ITIL 4. 8 Modelos de gestão, gestão da
qualidade, gestão do conhecimento, gestão por processos, gestão de projetos, gestão de orçamento público,
planejamento estratégico, administração de conflitos, instituições e organização do Estado.
ANÁLISE DE INFORMAÇÃO: 1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não
estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2
Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e
índices. Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções
de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para
pré-processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação.
Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de
máquina. Mineração de texto. 5 Noções de big data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e
análise exploratória de dados. 7 Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). 7.1
Conceitos e aplicação.
ENGENHARIA DE SOFTWARE: 1 Conceitos básicos sobre engenharia de software. 2 Disciplinas de engenharia
de software. 3 Análise de requisitos funcionais e não funcionais. 4 Análise, projeto e modelagem orientada a
objetos. 4.1 UML 2. 5 Modelagem de dados. 5.1 Modelo relacional. 6 Qualidade de software. 6.1 ISO/IEC
9126. 6.2 Métricas de qualidade de software. 7 Análise de Pontos de Função.
INFRAESTRUTURA EM TIC: 1 Sistemas operacionais: fundamentos; gestão de processos; gestão de memória;
gestão de entrada e saída; instalação, configuração e administração de sistemas operacionais Windows
Server 2012 e 2016 e RedHat Entrerprise Linux versões 5, 6 e 7. 2 Redes de computadores: fundamentos;
tecnologias ethernet, Fibre Channel, iSCSI, padrão wi-fi IEEE 802.11x; dispositivos: repetidores, bridges,
switches e roteadores; implantação de VOIP e VPN; segurança: firewall, certificado digital, antivírus, anti-
Spam; modelo de referência OSI; Protocolo TCP/IP; Active Directory (AD). 3 Serviços: backup/restore;
arquitetura em nuvem (SaaS, IaaS e Paas); virtualização. 4 Servidores de Aplicação: Tomcat 10; JBoss 7. 5
Gestão e operação de bancos de dados. 6 Sistemas de gerenciamento de banco de dados. 7 Oracle 21C,
MySQL, Microsoft SQL Server 2019, PostgreSQL 13, Enterprise DB (EDB) 13. 8 Noções de arquitetura de TI. 9
Conteinerização de aplicações e DeVOps. 10 Internet. 10.1 Internet no Brasil: Comitê Gestor da Internet
(CGI.BR); Decreto nº 4.829/2003. 10.2 Internet no mundo: papel da ICANN (Internet Corporation for Assigned
Namesand Numbers); governança global da Internet; Internet Governance Forum (IGF). 11 Televisão Digital
no Brasil. 11.1 Decretos nº 4.901/2003, nº 5.820/2006 e nº 6.868/2010. 12 COBIT 2019. 13 ITIL 4.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de segurança da informação. 1.1 Norma NBR ISO/IEC nº
27001:2013 e nº 27002:2013. 1.2 Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientes
físicos e lógicos, controle de acesso. 1.3 Definição, implantação e gestão de políticas de segurança da
informação e auditoria. 2 Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas. 3 Organização da
segurança da informação. 3.1 Organização interna. 3.2 Responsabilidade e papéis pela segurança da
informação. 3.3 Segurança da informação no gerenciamento de projetos. 3.4 Políticas para o uso de
dispositivo móvel. 3.5 Trabalho remoto. 4 Segurança em recursos humanos. 5 Gestão de incidentes de
segurança da informação. 6 Aspectos da segurança da informação na gestão da continuidade do negócio. 7
Conformidade. 8 Gestão de riscos e continuidade de negócio. 8.1 Normas ABNT NBR ISO/IEC 27005:2019 e
ABNT NBR ISO 22301:2020.
FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de contratação de soluções de
TI. 2 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI e suas alterações. 2.1 Lei nº 13.303/2016 e
suas alterações, Lei nº 10.520/2002 e suas alterações. 2.2 Atos normativos do ME/SLTI Instrução normativa
nº 1/2019. 2.3 Elaboração e fiscalização de contratos. 2.3.1 Critérios de remuneração por esforço versus
produto. 2.3.2 Cláusulas e indicadores de nível de serviço. 2.3.3 Papel do fiscalizador do contrato. 2.3.4 Papel
do preposto da contratada. 2.3.5 Acompanhamento da execução contratual. 2.3.6 Registro e notificação de
irregularidades. 2.3.7 Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas. 3 Lei nº 13.709/2018
(LGPD atualizada) e suas alterações.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de textos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o
entendimento dos sentidos dos textos.


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