Apostila TELEBRAS - CARGO 3: Especialista em Gestão de Telecomunicações - ANALISTA SUPERIOR - ADMINISTRATIVO - Teoria + 10.500 Exercícios - Concurso 2021

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ATENÇÃO: APOSTILA TELEBRAS - CARGO 3: Especialista em Gestão de Telecomunicações - ANALISTA SUPERIOR - ADMINISTRATIVO - Edital 2021 - com toda Teoria e + de 10.500 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


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CONHECIMENTO GERAIS:


LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento
de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos
de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática
do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos
da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de
pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo
de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação
das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações
e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de texto em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para
compreensão de conteúdos semânticos.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO: 1 Lei nº 9.472/1997 e suas
alterações (Lei Geral das Telecomunicações). 2 Estatuto Social da TELEBRAS. 3 Regimento Interno da
TELEBRAS. 4 Decreto nº 9.612/2018. 5 Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). 6 Decreto
nº 9.637/2018 e suas alterações (institui a Política Nacional de Segurança da Informação).
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E LEGISLAÇÃO: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e
democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 6 Lei nº 8.429/1992 e
suas alterações. 6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa. 7 Lei nº 12.527/2011 e suas
alterações. 8 Lei nº 13.709/2018. 9 Decreto nº 1.171/1994. 10 Código de Ética e Guia de Conduta da TELEBRAS.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


ATENDIMENTO: 1. Lei nº 13.709/2018. 2. Lei nº 10.098/2000 e suas alterações.
QUALIDADE EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: 1 Qualidade e produtividade em serviços. 1.1 Dimensões para
avaliar a qualidade em serviços. 1.2 Ferramentas para analisar a qualidade em serviços (Análise de Pareto,
diagrama em espinha de peixe e blueprinting). 1.3 Como melhorar a qualidade em serviços. 1.4 Boas práticas
na prestação de serviços.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito 1.2 Técnicas
orçamentárias. 1.3 Princípios orçamentários. 1.4 Ciclo orçamentário. 1.5 Processo orçamentário. 2 O
orçamento público no Brasil. 2.1 Sistema de planejamento e de orçamento federal. 2.2 Plano plurianual. 2.3
Diretrizes orçamentárias. 2.4 Orçamento anual. 2.5 Outros planos e programas. 2.6 Sistema e processo de
orçamentação. 2.7 Classificações orçamentárias. 2.8 Estrutura programática. 2.9 Créditos ordinários e
adicionais. 3 Programação e execução orçamentária e financeira. 3.1 Descentralização orçamentária e
financeira. 3.2 Acompanhamento da execução. 4 Receita pública. 4.1 Conceito e classificações. 4.2 Estágios.
4.3 Fontes. 4.4 Dívida ativa. 5 Despesa pública. 5.1 Conceito e classificações. 5.2 Estágios. 5.3 Restos a pagar.
5.4 Despesas de exercícios anteriores. 5. 5 Dívida flutuante e fundada. 5.6 Suprimento de fundos. 6 Lei de
Responsabilidade Fiscal. 6.1 Conceitos e objetivos. 6.2 Planejamento. 6.3 Receita Pública. 6.4 Despesa
Pública. 6.5 Dívida e endividamento. 6.6 Transparência, controle e fiscalização. 7. Planejamento,
administração e análise do fluxo de caixa – método direto.
LICITAÇÕES E CONTRATOS: 1. Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. 2. Lei nº 14.133/2021. 3. Lei n°
13.303/2016. 4. Decreto n° 10.024/2019 (modalidade pregão na forma eletrônica). 5. Regulamento de
Licitações e Contratos da Telebras (RELIC) https://www.telebras.com.br/acesso-a-informacao/licitacoes-econtratos/).
6. Contrato administrativo. 7. Lei nº 10.520/2002 e seus regulamentos. 8. Decreto nº 3.555/2000
e suas alterações (Regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens
e serviços comuns).9 Decreto nº 7.892/2013 e suas alterações (Sistema de Registro de Preços). 10 Lei nº
12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). 11 Fundamentos constitucionais. 12 Instrução
Normativa nº 05/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e suas atualizações. 13
Contratação de soluções de tecnologia da informação: Instrução Normativa nº 01/2019 do Ministério da
Economia. 14 Instrução Normativa nº 73/2020 do Ministério da Economia, e suas atualizações (dispõe sobre
os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens
e contratação de serviços em geral). 15 Portaria nº 306/2001 (instruções gerais e procedimentos para
utilização do sistema de cotação eletrônica de preços). 16 Decreto nº 6.170/2007 e suas alterações (dispõe
sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse,
e dá outras providências). 17 Lei 12.846/2013 (Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de
pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras
providências). 18 Decreto nº 4.485/2002. 19 Decreto nº 7.983/2013. 20 Decreto nº 8.538/2015. 21 Decreto
8.945/2016. 22 Lei Complementar nº 123/2006. 23 Instrução Normativa Nº 01/2010 – SLTI/MPOG
(Sustentabilidade).
ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA: 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da
administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930);
reformas administrativas; a nova gestão pública. 2 Funções de administração: planejamento, organização,
direção e controle. 2.1 Processo de planejamento. 2.2 Planejamento estratégico: visão, missão e análise
SWOT. 2.2.1 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.2 Redes e alianças. 2.2.3 Planejamento tático.
2.2.4 Planejamento operacional. 2.2.5 Administração por objetivos. 2.2.6 Balanced scorecard. 2.2.7Processo
decisório. 2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização:
características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.3.4 Cultura
organizacional. 2.4 Direção. 2.4.1 Motivação e liderança. 2.4.2 Comunicação. 2.4.3 Descentralização e
delegação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de
medição de desempenho organizacional. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos,
desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 3.3.1 Objetivos e
características. 3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. 3.3.3 Principais técnicas de
seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. 3.4 Análise e descrição de cargos. 3.5
Capacitação de pessoas. 3.6 Gestão de desempenho. 4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.
4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 4.2 Ferramentas de gestão da
qualidade. 4.3 Modelo da fundação nacional da qualidade. 4.4 Modelo de gespública. 5 Gestão de projetos.
5.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 5.2 Principais características dos modelos de gestão de
projetos. 5.3 Projetos e suas etapas. 6 Gestão de processos. 6.1 Conceitos da abordagem por processos. 6.2
Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 6.3 Noções de estatística aplicada ao controle e
a melhoria de processos.
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA: 1 Arquivística: princípios e conceitos. 2 Políticas públicas de arquivo; legislação
arquivística. 3 Normas nacionais e internacionais de arquivo. 4 Sistemas e redes de arquivo. 5 Gestão de
documentos; implementação de programas de gestão de documentos. 6 Diagnóstico da situação arquivística
e realidade arquivística brasileira. 7 Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição
de documentos. 8 Funções arquivísticas. 8.1 Criação de documentos. 8.2 Aquisição de documentos. 8.3
Classificação de documentos. 8.4 Avaliação de documentos. 8.5 Difusão de documentos. 8.6 Descrição de
documentos. 8.7 Preservação de documentos. 9 Análise tipológica dos documentos de arquivo. 10 Políticas
de acesso aos documentos de arquivo. 11 Sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
11.1 Documentos digitais. 11.2 Requisitos. 11.3 Metadados. 12 Microfilmagem de documentos de arquivo.


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