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CONHECIMENTOS BÁSICOS:
POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO
1. Constituição Federal de 1988. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA Lei n. 8069/1990. 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei n. 9.394/96. 4. Plano Nacional de Educação – PNE Lei n. 13.005/2014. 5. Financiamento da educação no Brasil. 6. Políticas de formação e de valorização dos profissionais da educação no Brasil.
LEGISLAÇÃO
1. DIREITO CONSTITUCIONAL – Princípios Fundamentais da Constituição Federal de 1988. Direitos e Garantias Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Direitos Sociais. Da organização do Estado: União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Da Administração Pública: Dos servidores públicos. Da organização dos Poderes. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO – Princípios da Administração Pública. Categorias de Agentes Públicos. Deveres e responsabilidades dos Agentes Públicos. Regime Jurídico dos Servidores Públicos. Cargos e Funções públicas: provimento, vacância e acumulação (Lei n°8.112/90, de 11/12/1990, Lei n°11.091/205, de 12/01/2005 e Decreto n°1.171/94, de 22/06/1994). Atos Administrativos: conceito, classificação, requisitos, atributos, efeitos e invalidação. Contratos Administrativos: noções gerais, formalização, execução e espécies. Licitação (noções gerais), Lei nº 8.666, de 21/06/93. Responsabilidade Civil do Estado. 3. ESTATUTO E REGIMENTO DA UFCG.
CONHECIMENTO BÁSICO DE INFORMÁTICA
1. Conceitos e fundamentos de microinformática. 2. Noções básicas de sistemas operacionais. 3. Princípios de sistemas operacionais. 4. Ambiente Windows e Linux. 5. Pacote LibreOffice 4.0 ou superior. 6. Conceitos e comandos de editor de textos. 7. Conceitos e comandos de planilha eletrônica. 8. Conceitos e comandos de programas de apresentação. 9. Serviço de Internet (conceitos básicos, correio eletrônico, navegação, acesso remoto, transferência de arquivos, busca). 10. Conceitos e princípios de segurança de informação de sistemas. 11. Noções de hardware: Microcomputadores e periféricos de entrada e saída. 12. Conceito de organização de arquivos (pastas/diretórios), tipos de arquivos.
PORTUGUÊS
I. Conhecimentos textuais – 1. Interpretação de textos de diferentes gêneros não-literários e/ou literários; 2. Identificação de opiniões, implícitos, pressuposições e situações de ambiguidade, de ironia. 3. Identificação de tese, argumentos, contra-argumentos e refutação de um texto argumentativo; 4. Reescrita de frases e parágrafos do texto: substituição de palavras ou de trechos de texto; retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade; 5. Associação de informações verbais do texto com informações de ilustrações, fotos, gráficos, tabelas ou esquemas; 6. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação oficial; finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero.
II. Conhecimentos linguísticos – 1. Registros linguísticos em diferentes situações de uso da língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro linguístico e variação linguística); 2. Relações de sentido no texto: sinonímia, antonímia e paráfrase; 3. Concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, acento indicativo de crase; 4. Classes de palavras e seu funcionamento no texto; 5. Processos de formação de palavra; 6. Ortografia, pontuação e acentuação gráfica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Linguística da Língua de Sinais: aspectos fonológicos, morfológicos, sintático-semântico-discursivos. 2. A Educação Bilíngue para surdos: desafios e possibilidades do ensino superior. 3. Contextos sócio-políticos de tradução e interpretação. 4. Legislação Brasileira para o desenvolvimento social e educacional dos surdos. 5. Teorias dos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação. 6. Ética profissional. 7. O tradutor-intérprete de língua de sinais: os desafios da inclusão educacional. 8. O intérprete Libras/português: desafios versão voz/versão Libras. 9. As visões clínico-patológica e sócio antropológica e as atuais representações da surdez. 10. Identidades surdas, cultura e comunidade.
- Apostila prática e de fácil utilização (não precisa instalar).
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Apostila UFCG PB - TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGENS DE SINAIS - Teoria + 2.600 Exercícios - Concurso 2019
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