Apostila UFF - ANALISTA de TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO - Teoria +11.500 Exercícios - Concurso 2023

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Código: AP-3478

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Apostila UFF - ANALISTA de TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO - Teoria +11.500 Exercícios - Concurso 2023

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ATENÇÃO: Apostila UFF - ANALISTA de TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO - EDITAL 2022 - com toda teoria e + de 11.500 exercícios.




SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 11.500 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA: Língua portuguesa, a variedade padrão e a variação: variantes diatópicas, diastráticas, diafásicas, diacrônicas e diamésicas. Ortografia oficial. Léxico e significação das palavras. Classes, estrutura e formação de palavras. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. Concordância, regência e colocação. Estrutura sintática da frase. Processos de conexões e conectores. Estilo e figuras de linguagem. Texto e discurso. Fatores pragmáticos da textualidade: coesão, coerência, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade. Processos de referenciação. Gêneros textuais e tipos de textos: descritivo, narrativo, expositivo, argumentativo e injuntivo. Pontuação.


NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Conceito: Ética e Moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Princípios do atendimento de excelência: a ética na Administração Pública. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Constituição Federal de 1988, art. 1º a 16 e art. 37 ao 41. Punição do servidor pela conduta antiética (demais esferas de responsabilidade): Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) e Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal): art. 312 a 327 (Crimes praticados pelo funcionário público contra a Administração Pública). Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais). Lei nº 9.784/1999 (Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal). Lei nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação).



CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


Arquitetura de computadores: Fundamentos de computação: Conceitos. Organização e arquitetura de computadores. Componentes e periféricos de um computador (hardware e software). Sistemas operacionais: Conceitos Básicos, tipos, estrutura, processos, conceitos sobre ambientes operacionais monoprocessados, multiprocessados e de processamento paralelo, gerência de processador, gerência de memória, concorrência, processos e threads, sistemas de arquivos. Sistemas multiprogramáveis. Representação de Instruções. Sistema Operacional Linux e Software Livre: Conceitos, comandos básicos, gerenciamento do Sistema de Arquivos, RAID, gerenciamento de usuários e gerenciamento de processos. Arquitetura OLAP. Bancos de Dados Distribuídos. Programas: Montagem, compilação, linkedição e interpretação; Conceitos de organização de arquivos e métodos de acessos. Aritmética computacional. Internet: Conceito e padrões da tecnologia Web, Intranets e Extranets. 2. Banco de dados: Modelo de dados relacional: conceitos, dependência funcional e formas normais. Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR): arquitetura, segurança, integridade, concorrência e gerenciamento de transações. Consultas sobre Banco de Dados relacionais utilizando comandos SQL (Structure Query Language) padrão ANSI 92. Linguagem de Definição e Manipulação de Dados (DDL e DML). Modelo entidade‐ relacionamento. Projeto lógico e físico de Banco de Dados. Dependências Funcionais. Normalização. Modelagem multidimensional. Bancos de dados multidimensionais. 3. Análise e Projeto de Sistemas: Levantamento de requisitos. Metodologias de Análise e Projeto de software. Análise Orientada a Objetos. Padrões de Projeto. Modelagem de software usando UML (Unified Modelling Language). 4. Engenharia de Software: Conceitos, Ciclo de Vida, Modelos de Processo de Software, Metodologias e modelos de desenvolvimento de software. Processo de software: conceitos, artefatos e atividades. Requisitos. Teste de software. Métricas de software. Prototipagem. Qualidade de software. Projeto de arquitetura, arquitetura de sistemas distribuídos, projeto orientado a objetos, projeto de software de tempo real, projeto com reuso, projeto de interface com o usuário. Sistemas críticos. Verificação e validação. Garantia da Qualidade de Software. Ferramentas de desenvolvimento de software. Ferramentas CASE. Metodologias Ágeis: Conceitos, princípios e características: Scrum, Kanban, Lean, FDD, XP, MSF, SAFe, FDD, TDD, DSDM e ASD. 5. Programação de computadores: Conceitos, construção de algoritmos, procedimentos, funções, bibliotecas e estruturas de dados. Lógica de programação. Codificação e teste de programas. Características das Linguagens Java, Python, PHP, C++ e javascript. Programação Orientada a Objetos e Programação para Web. 6. Desenvolvimento WEB: XHTML e HTML5, CSS, XML. Servidores Web de Aplicação. SOA. 7. Governança e Gestão de TI: Conceitos e Componentes. Regulamentações de Compliance. Modelos e Melhores Práticas de Governança de TI. Framework VAL IT e CMMI. Fundamentos do ITIL® (v3 e v4): aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, suporte a serviços, entrega de serviços. Fundamentos de COBIT (versão 5 e 2019): aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, modelos de maturidade, objetivos de controle, objetivos de negócios e objetivos de TI, domínios e processos. Boas Práticas Governança de TIC de governo: Guia de Governança de TIC do SISP (v 2.0 e v2.1). Modelos PMI de Gestão. PMBOK 5ª edição. Prince 2. ISO/IEC 2000. Modelos para Outsourcing de TI (eSCM-SP e eSCM-CL). Seis Sigma. 8. Redes e conectividade: Conceitos. Arquiteturas, topologias e protocolos. Meios Físicos de Transmissão. Modelo OSI. Modelo TCP/IP. Protocolos de acesso ao meio. Canais de Comunicação. Hardware de redes. Sistemas Operacionais de Rede. Redes Ponto a Ponto. Rede WI-FI. Arquitetura Cliente/Servidor. Aplicações e Soluções. Comunicação Cliente/Servidor. Integração dos Sistemas de Voz. Segurança e Autenticação: VPN e VLANs. Conceitos básicos de Segurança de Informação. Políticas de segurança. Classificação de informações. Análise de vulnerabilidade. Plano de continuidade de negócio. Tratamento de Incidentes. Normas ISO 27001 e ISO 27002. Auditoria e conformidade. 9. Arquiteturas e Tecnologias de Sistemas de Informação: Conceitos básicos. Arquitetura cliente‐servidor. Arquitetura orientada a serviço. Arquitetura de Microsserviços. Data Mining. Data Warehouse. Business Intelligence. Computação em GRID, conceitos de computação em cluster, conceitos de computação em nuvem. Conceitos de aplicação em dispositivos móveis. Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. Portais corporativos: usabilidade e acessibilidade na internet, padrões W3C e eMAG, JavaScript e toolkits jQuery, CSS3, HTML5, XML, XLST, JSON. Sistemas colaborativos. Gestão de conteúdo: ferramentas, principais características, componentes, arquitetura, instalação e configuração de sítios web – WordPress. Especificação de metadados e web services. 10. Gestão de processos de negócio: Gerenciamento de processos (PMI 2022). Cadeia de valor do negócio. Modelagem de processos com BPMN (versão 2.0) e BPM CBOK (v4.0). Técnicas de análise de processos. Melhoria de processos. Integração de processos. 11. Tecnologia da Informação na Administração Pública: Planejamento Plurianual (PPA). Planejamento de TI: estratégico e tático. Balanced Scorecard (BSC). Matriz SWOT. Processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal. Compras Públicas. Lei de Licitações e Contratos Administrativos.


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- PARA ACESSAR NO CELULAR:
1 - Acessar primeiramente em um computador.
2 - Entrar no INDICE DE MATÉRIAS (Clicar 2x em ABRA AQUI SUA APOSTILA), abrir a matéria ou exercício desejado e clicar para salvar (Fazer download), renomear caso ache melhor e então inserir no smartphone da maneira que desejar.




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