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CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos; 2. As condições de produção de
um texto e as marcas composicionais de gêneros textuais diversos; 3. Linguagem e adequação social: 3.1.
Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais; 3.2. Registros
formal e informal da linguagem; Oralidade e escrita; 4. Aspectos linguísticos na construção do texto: 4.1.
Fonética: prosódia, ortografia; 4.2. Morfologia: formação, classificação e flexão das palavras; 4.3. Sintaxe:
frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação, concordâncias verbal e nominal,
regências verbal e nominal, colocação pronominal, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios,
preposições, modos e tempos verbais; 4.4. Semântica: polissemia, sinonímia, paronímia, homonímia,
denotação e conotação, figuras de linguagem; 5. Textualidade: coesão, coerência, argumentação e
intertextualidade; 6. Pontuação.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
1. Hardware: 1.1. Conceitos básicos; 1.2. Periféricos; 1.3. Meios de armazenamento de dados; 1.4.
Processadores; 2. Software: 2.1. Conceitos básicos; 2.2. Códigos maliciosos (Malware) e ferramentas de
proteção (Antimalware); 2.3. MS Windows 10; 2.4. Editores de textos: LibreOffice Writer 6.2.3.2 e MS
Word 2016; 2.5. Planilhas eletrônicas: LibreOffice Calc 6.2.3.2 e MS Excel 2016; 3. Internet: 3.1.
Conceitos básicos de segurança; 3.2. Navegadores: Internet Explorer 11, Mozilla Firefox 66.0.5, Google
Chrome 74.0.3729.131; 3.3. Conceito e uso de e-mail; 3.4. Busca na web.
FUNDAMENTOS EM EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO
1. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988 (com as alterações posteriores):
Dos servidores públicos (arts. 39 ao 41); Da educação (arts. 205 ao 214); 2. Lei n.º 8.112, de 11 de
dezembro de 1990 (com as alterações posteriores): Título I: Das Disposições Preliminares (arts. 1º a 4º);
Título II: Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (arts. 5º a 39); Título III: Dos
Direitos e Vantagens (arts. 40 a 115); Título IV: Do Regime Disciplinar (arts. 116 a 142); Título VI: Da
Seguridade Social do Servidor (arts. 183 a 230); 3. Lei n.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005 (com as
alterações posteriores); 4. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (com as alterações posteriores): Da
Educação Superior (Título V: Capítulo IV). 5. Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994 (com as alterações
posteriores): Dos principais deveres do servidor público e das vedações ao servidor público (Capítulo I,
Seções II e III).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Políticas Públicas Educacionais: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; Lei n°
10.861/2004 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES); Plano Nacional de
Educação - PNE Lei n° 13.005/2014; 2. Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Diretrizes e Bases da Educação
Nacional); 2.1. Parâmetros curriculares nacionais. 2.2. Projeto político-pedagógico da escola; 2.3.
Concepção, princípios e eixos norteadores; 2.4. A gestão educacional decorrente da concepção do projeto
político-pedagógico; 3. As relações entre educação e treinamento de recursos humanos. 3.1. Treinamento,
educação e desenvolvimento: fundamentos, papéis e funções dos profissionais de T&D. 3.2. Tipos e
modalidades de educação e treinamento; 3.3. Educação a distância; 3.4. A pedagogia e a andragogia; 3.5.
Gestão do conhecimento; 4. Aspectos pedagógicos e técnicodidáticos do treinamento; 4.1. Metodologia de
ensino: métodos e técnicas, princípios didáticos, planejamento e supervisão de ensino, linguagem didática e
recursos didáticos; 4.2. Avaliação de ensino: conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de
avaliação do desempenho didático; 4.3. Avaliação de aprendizagem: conceituação, tipos e modalidade,
técnicas e instrumentos de verificação e avaliação de aprendizagem; 5. Liderança e relações humanas no
trabalho; 5.1. Tipos de liderança, mecanismos de participação; 5.2. Normas e formas organizativas
facilitadoras da integração grupal; 6. Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e
avaliação; 7. A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes,
encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de
estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais; 8. O
currículo e a construção do conhecimento; 9. Aprendizagem organizacional; 10. Universidades corporativas.
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Apostila UFT - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Teoria + 4.200 Exercícios - Concurso 2019
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