Apostila UNIR - ADMINISTRADOR - Teoria + 6.500 Exercícios - Concurso 2018

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Apostila UNIR - ADMINISTRADOR - Teoria + 6.500 Exercícios - Concurso 2018

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ATENÇÃO: APOSTILA UNIR - ADMINISTRAÇÃO - Edital 2018 - com toda Teoria e + de 6.500 Exercícios.


Por apenas R$ 100,00





SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 6.500 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS COMUNS:


Português: 1. Leitura e interpretação de variados gêneros discursivos. 2. As condições de produção de um texto e as
marcas composicionais de gêneros textuais diversos. 3. Linguagem e adequação social: Variedades linguísticas e seus
determinantes sociais, regionais, históricos e individuais; Registros formal e informal da linguagem. 4. Aspectos
linguísticos na construção do texto: Fonética: prosódia, ortografia; Morfologia: formação, classificação e flexão das
palavras; Sintaxe: frase, oração e período, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação
pronominal, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, modos e tempos verbais; Semântica: polissemia,
paronímia, homonímia, denotação e conotação, figuras de linguagem. 5. Textualidade: coesão, coerência,
argumentação e intertextualidade. 6. Pontuação. 7. Redação de documentos oficiais de acordo com o Manual de
Redação da Presidência da República.


Administração Pública: 1. Poderes administrativos: poder hierárquico e poder disciplinar. 2. Serviços Públicos:
conceito e princípios. 3. Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação;
discricionariedade e vinculação. 4. Contratos administrativos: conceito e características. 5. Regime jurídico dos
servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei nº 8.112/1990. 6. Processo
administrativo no âmbito da Administração Pública Federal - Lei nº 9.784/1999. 7. Improbidade Administrativa - Lei nº
8.429/1992. 8. Decreto nº 1.171/1994 – Código de Ética. 9. Processo licitatório na Administração Pública – Lei 8.666/93
e Lei nº 10.520/2002. 10. Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000. 11. Processo administrativo:
normas básicas no âmbito da Administração Federal - Lei nº 9.784/1999. 12. Processo organizacional: planejamento,
direção, comunicação, controle e avaliação. 13. Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. 14. Gestão
estratégica, ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard,
gestão de projetos; Governança e governabilidade: negócio, missão, visão e valores nas organizações; Objetivos
estratégicos, estratégias, indicadores de gestão, relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos; Mapa
estratégico, administração gerencial; gestão pública eficiente, eficaz e efetiva; PDCA, monitoramento e avaliação;
sistema de gestão pública: ética no serviço e gestão de processos, simplificação de rotina de trabalho. 15. Gestão de
Riscos. 16. Transparência e acesso à informação. 17. Estatuto e Regimento da UNIR.


Informática Básica: 1. Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares
utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem,
antivírus). 3. Identificação e manipulação de arquivos. 4. Backup de arquivos. 5. Conceitos básicos de Hardware (Placa
mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). 6. Periféricos de computadores.
7. Ambientes operacionais: utilização dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10. 8. Conceitos básicos sobre
Linux e Software Livre. 9. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word,
Excel e PowerPoint) – versões 2010, 2013 e 2016. 10. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do
pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress) - versões 5 e 6. 11. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook.
12. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na
Web. 13. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 14. Segurança na internet; vírus
de computadores; Spyware; Malware; Phishing e Spam. 15. Transferência de arquivos pela internet.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


1. Administração Geral: Conceito, princípios e origem da Administração; Conceito e tipos
de organização; As funções administrativas (planejar, organizar, liderar e controlar); Ambientes Organizacionais
(externos, internos, controláveis e incontroláveis); Organização, Sistemas Métodos; Eficiência e eficácia nas
organizações; Processo decisório; Centralização, descentralização e delegação; Habilidades e papéis do Administrador;
Poder e autoridade; Administração da qualidade; Cultura organizacional; Autoridade e liderança. 2. Administração
Pública: Conceito, filosofia e princípios; Evolução da Administração Pública (patrimonialista, burocrática e gerencial);
Poderes, obrigações e deveres na Administração Pública; Orçamento público e finanças públicas; Orçamento Público:
elaboração, acompanhamento e fiscalização. 3. Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e
suplementares. 4. Plano Plurianual. 5. Lei de Diretrizes Orçamentárias. 6. Lei Orçamentária Anual – elaboração,
acompanhamento e aprovação. 7. Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento Público. 8. Receita pública:
categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 9. Despesa pública: categorias, estágios; Suprimento de fundos; Restos a
Pagar; Despesas de exercícios anteriores. 10. Supervisão ministerial e controle interno. 11. Responsabilidades dos
dirigentes e demais usuários de recursos públicos. 12. Julgamento e penalidades aos responsáveis pelos recursos
públicos. 13. Tomadas e prestações de contas. 14. Qualidade e produtividade no setor público; Cultura organizacional
Planejamento estratégico na gestão pública; Modernização na gestão pública; Governabilidade, governança e
accountability; Administração de projetos: Conceito de projetos; Tipos de projetos; Etapas do projeto; Projetos
organizacionais; Processos organizacionais; Gestão participativa; Planejamento de projetos; Indicadores de
desempenho dos projetos; Ciclo de vida de projetos. 15. Estrutura de Rede. 16. Gestão de Pessoas/Recursos
Humanos: Conceito, evolução histórica, objetivos e funções; Modelos de gestão de pessoas; Recrutamento e seleção;
Treinamento e avaliação de desempenho; Cargos, salários, carreiras e benefícios; Comunicação e endomarketing;
Qualidade de vida no trabalho, saúde e ergonomia; Clima organizacional; Comportamento humano nas organizações;
Dinâmica de grupos; motivação e teorias motivacionais; Liderança e teorias de liderança; Administração de talentos
humanos e do capital intelectual; Modelagem do trabalho nas organizações; Sistema de remuneração; Programas de
incentivos e benefícios; Relações no trabalho. 17. Planejamento estratégico: Conceitos e evolução; Tipos de
planejamento; Processo do planejamento estratégico; Desenvolvimento de planos táticos e operacionais; Diagnóstico
interno e externo (análise SWOT); Definição de objetivos e estratégias; Construção de cenários; Controle e
desempenho organizacional; Governança Corporativa; Balanced Scorecard; Escolas do Planejamento; Administração
estratégica; Pensamento estratégico; Componentes da estratégia. 18. A estrutura do aparelho público brasileiro:
administração direta e indireta. 19. Centralização e descentralização na Administração Pública. 


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