Apostila UNIRIO PEDAGOGO - Teoria e Exercícios Concuso 2016

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APOSTILA UNIRIO PEDAGOGO - CONCURSO 2016

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SOBRE A APOSTILA :


Contém Matérias e mais de 4.100 exercícios com gabaritos!


Língua Portuguesa II
1. Compreensão de texto. 2. Linguagem conotativa e denotativa: valor contextual das palavras. 3. Aspectos de coesão textual. 4. Valores sintáticos e semânticos das classes de palavras. 5. Sintaxe do período simples e do composto. 6. Regência verbal e nominal. 7. Emprego do acento indicativo de crase. 8. Emprego e colocação dos pronomes. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Aspectos sintáticos e semânticos da colocação dos termos na frase. 11. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. 12. Emprego dos sinais de pontuação. 13. Sistema ortográfico vigente. 14. Acentuação gráfica.
Informática Básica II
1. Fundamentos do Sistema Operacional Windows (Windows 8): visão geral das partes de um computador e das suas funções. Conhecimento sobre a área de trabalho e de seus componentes principais: ícones, menu iniciar e barra de tarefas. Manipulação de janelas, menu, botões, barras e caixas. Windows Explorer: manipulação de arquivos e pastas. Funções e uso do Painel de Controle, da lixeira e da ajuda. 2. Noções do ambiente Microsoft Office: Word 2010: Utilização de janelas e menus; barras de ferramentas; operações com arquivos; layout da página; Impressão de documentos e configuração da impressora; edição e formatação de textos; estilos; cabeçalhos e rodapés; criação e manipulação de tabelas; revisões; proteção de documentos, inserção de tabelas e gráficos do Excel, uso dos recursos de desenho. Excel 2010: edição e formatação de planilhas simples; seleção de células e intervalos; formatação de dados, células e planilhas; inserção, exclusão e redimensionamento de células, linhas e colunas; inserção e uso de fórmulas e funções; criação, formatação e manipulação de tabelas e gráficos; preparação para impressão. Power Point 2010: criação de uma apresentação; o slide mestre; layout e estruturação do slide; formatação de texto; inserção de marcadores, numeração, objetos, gráficos e tabelas; transições e animação, ordenação e formas de exibição. 3. Conceitos relacionados à Internet: o que é a Internet; organização e estrutura: coordenação, protocolos, endereços, backbone, navegador (browser), provedor de acesso, tipos de conexão. Serviços de navegação em páginas (WWW (hipertexto, URL)), correio eletrônico, videoconferências, busca e pesquisa, conversação, mensagens, comunidades. Intranet. 4. Navegadores: navegação em páginas web e as principais funcionalidades. Navegadores de internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Internet Explorer): Interface, janelas, abas e barra de endereço, favoritos, marcadores, pastas, guias, histórico, configurações, navegação, navegação segura. 5. Correio eletrônico: função; composição do endereço; caixas de entrada, saída, lixo, rascunho e spam; ações de envio e recepção de mensagens; configuração; classificação dos destinatários; servidores de e-mail e seus protocolos; pastas e classificação de mensagens; anexos e formatação de textos; web mail: características e funcionalidades. 6. Segurança da informação: Conceitos gerais; Políticas de Segurança de Informação; Conceitos de confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade; Noções de gerenciamento de riscos; Ameaças e Vulnerabilidades no ambiente computacional; Conceitos Básicos de Criptografia e Certificação Digital. Soluções de Segurança: Firewall, antivírus. 


Legislação II
Lei nº 8.112/1990, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.) 




PEDAGOGO
1. Concepções de Educação e Pedagogia: 1.1. O pensamento pedagógico brasileiro. 1.2. Fundamentos da Educação: aspectos filosóficos, psicológicos, sociológicos, biológicos e antropológicos.1.3. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 1.4. Teorias de Aprendizagem. 2. O trabalho no interior das instituições educacionais. 2.1. Educação e mundo do trabalho. 2.2. Dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho. 2.3. O papel do Pedagogo na instituição educacional. 2.4. A democratização da Educação e o processo de gestão participativa. 2.5. A gestão de pessoas na Universidade. 3. Política e Legislação Educacional. 3.1. Organização da Educação Brasileira: aspectos legais, aspectos políticos. 3.2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996) e suas alterações. 3.3. O Projeto Político Pedagógico: fundamentos teóricos e legais. 4. Teorias de currículo. 4.1. Currículo: tendências e filosofia. 4.2. Origens do currículo no Brasil. 4.3. Currículos, cultura e sociedade. 4.4. Desafios curriculares para o mundo atual. 4.5. Currículo e interdisciplinaridade. 4.6. Diretrizes Curriculares Nacionais. 4.7. Fundamentação teórica das diretrizes que norteiam a Organização de Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos. 5. Elaboração e Avaliação de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. 5.1. Concepções de Avaliação. 5.2. Projetos educativos interdisciplinares. 5.3. Atuação interdisciplinar em articulação com diferentes equipes profissionais. 5.4. Normas para a elaboração de projetos. 6. O MEC e sua relação com as Universidades no Brasil. 6.1. A Secretaria de Educação Superior (SESu): formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior 6.2. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): políticas de expansão e consolidação da pós-graduação. 6.3. O Conselho Nacional de Educação. A Câmara de Educação Superior e a regulamentação das Universidades no Brasil. 6.4. O Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e o financiamento das pesquisas científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas de conhecimento. 7. Avaliação das instituições de educação superior. 7.1. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Lei nº 10.861/2004. 7.2. Regulamentação da avaliação da Educação Superior. 7.3. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). 7.4. Avaliação institucional: objetivos da avaliação institucional e suas funções. 7.5. Regulamentação da avaliação da Educação Superior. 8. Programas de formação de professores para a Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e Educação Superior. 8.1. Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PIQDTEC). 8.2. Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). 8.3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 9. O caráter burocrático de gestão educacional no contexto brasileiro. 9.1. Burocracia: processos administrativos e prazos. 9.2. A especificidade organizacional da Universidade: processos colegiados de decisão. 9.3. Dimensões organizacionais de centralização nas relações Estado-Universidade. 9.4. A democratização da gestão da Universidade Pública: tendência de adoção de concepções e práticas interativas, participativas e democráticas na gestão democrática do ensino público 



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