Apostila EMATER DF - ADMINISTRAÇÃO - Teoria + 10.500 Exercícios - Concurso 2023

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Código: AP-8594

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Apostila EMATER DF - ADMINISTRAÇÃO - Teoria + 10.500 Exercícios - Concurso 2023
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Apostila EMATER DF - ADMINISTRAÇÃO - Teoria + 10.500  Exercícios - Concurso 2023

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ATENÇÃO: EMATER DF - ADMINISTRAÇÃO - Edital 2023 - com toda Teoria e + de 10.500 Exercícios.




SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 10.500 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS:


Língua Portuguesa e Redação Oficial. 1 Compreensão e interpretação de  textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de  tipos e gêneros  textuais. 3 Domínio da  ortografia  oficial.  4  Domínio  dos  mecanismos  de  coesão  textual.  4.1  Emprego  de  elementos  de  referenciação,  substituição  e  repetição,  de  conectores  e  de  outros  elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras.  5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de  pontuação.  5.5  Concordância  verbal  e  nominal.  5.6  Regência  verbal  e  nominal.  5.7  Emprego  do  sinal  indicativo  de  crase.  5.8  Colocação  dos  pronomes  átonos.  6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e  de períodos do  texto. 6.4 Reescrita de  textos de diferentes gêneros e níveis de  formalidade. 7 Correspondência oficial: Manual de Comunicação Oficial do Governo do  Distrito  Federal  –  Documentos  Eletrônicos  Brasília‐DF  –  2023. 


Realidade  étnica,  social,  histórica,  geográfica,  cultural,  política,  econômica  e  de  direitos  humanos  do  Distrito  Federal  (DF)  e  da  Região  Integrada  de  Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE, instituída pela Lei  Complementar no 94/1998 e suas alterações. 2 II Plano Distrital de Política Para Mulheres (2020 – 2023).


Sistema  Eletrônico  de  Informações  –  SEI.  1  Decreto  Distrital  no 36.756/2015  e  suas  alterações  (Sistema  Eletrônico  de  Informações  –  SEI).  2  Manual  do  Usuário  (html) . 2.1 Visão Geral. 2.1.1 O que é o SEI? 2.1.2 Gestão por Processo e por Desempenho. 2.1.3  Boas  Práticas  de Utilização  do Sistema.  2.1.4  Vídeos Tutoriais.  2.2 Iniciando Operações  no SEI.  2.2.1 Acesso ao Sistema.  2.2.2  Barra  de  Ferramentas.  2.2.3 Menu  Principal. 2.2.4 Tela “Controle de Processos”. 2.2.5 Tela do Processo. 2.2.6 Base de Conhecimento. 2.2.7 Tela do Documento. 2.2.8 Restrição de Acesso. 2.3 Operações  Básicas  com  Processos.  2.3.1  Árvore  de  Documentos  do  Processo.  2.3.2  Iniciar  Processo.  2.3.3  Tipos  de  Processo.  2.3.4  Processos  com  Restrição  de  Acesso.  2.3.5  Concluir Processos. 2.3.6 Reabrir Processos. 2.3.7 Excluir Processos. 2.3.8 Gerar PDF do Processo. 2.3.9 Gerar Zip do processo. 2.4 Trabalho Colaborativo. 2.4.1 Receber  Processos na Unidade. 2.4.2 Atribuir Processos a um Usuário. 2.4.3 Enviar Processos para outra Unidade. 2.4.4 Grupos de Envio. 2.4.5 Controle de Prazos. 2.4.6 Inserir  Anotações. 2.4.7 Ciência. 2.5 Relações entre Informações. 2.5.1 Sobrestar Processo. 2.5.2 Relacionar Processos. 2.5.3 Anexar Processos. 2.6 Recuperando Informações.  2.6.1  Verificar  o  Histórico  de  Modificações.  2.6.2  Acrescentar  Informações  ao  Histórico.  2.6.3  Acompanhamento  Especial.  2.6.4  Blocos  Internos.  2.6.5  Métodos  de  Pesquisa.  2.6.6  Medições  de  Desempenho.  2.7  Operações  Básicas  com  Documentos.  2.7.1  Incluir  Documentos.  2.7.2  Documentos  Gerados  no  Sistema.  2.7.3  Editar  Documentos.  2.7.3.1 Incluir Imagens.  2.7.3.2  Referenciar Documentos  ou  Processos.  2.7.4  Versões.  2.7.5 Textos  Padrão.  2.7.6 Modelos  de Documentos.  2.7.7  Publicar  Documentos. 2.7.8 Documentos Externos. 2.7.8.1 Orientações para Digitalização. 2.7.9 Excluir Documentos. 2.7.10 Cancelar Documento. 2.8 Assinaturas. 2.8.1 Restrição  à  Visualização  de Minutas.  2.8.2  Bloco  de  Reunião.  2.8.3  Assinatura  de  Documento  Interno.  2.8.4  Assinatura  de Documento  Externo.  2.8.5  Credenciais  de  Assinatura.  2.8.6 Assinaturas por Usuários de outras Unidades. 2.8.7 Assinar Documentos em Bloco de Assinatura. 2.9 Copiando e Movendo Informações. 2.9.1 Duplicar Processo.  2.9.2  Mover  Documentos  Externos.  2.9.3  Alterar  a  Ordem  dos  Documentos.  2.10  Usuários  Externos.  2.10.1  Interface  com  Usuários  Externos.  2.10.2  Enviar  E‐mails.  2.10.3 Grupos de E‐mail. 2.10.4 Acesso Externo. 2.10.5 Assinatura por Usuário Externo. 2.11 Arquivamento. 2.11.1 Arquivamento e Contagem de Temporalidade. 2.11.2  Solicitar Desarquivamento.


Lei  Orgânica  do  Distrito  Federal  e  Lei  Complementar  no 840/2011  (Regime  Jurídico  dos  Servidores  Públicos  Civis  do  Distrito  Federal,  das  Autarquias  e  das  Fundações Públicas Distritais).  1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II – Da Organização do Distrito Federal.  1.3 Título III – Da Organização  dos  Poderes.  1.4 Título  VI  – Da Ordem  Social e  do Meio  Ambiente.  2  Lei  Complementar  no  840/2011  (Regime  Jurídico  dos  Servidores  Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais): Título VI – Do Regime Disciplinar.


Conhecimentos Específicos comuns a  todos: 1 Estatuto Social da EMATER‐DF. 2 Regimento Interno da Emater‐DF. 3 Decreto no  37.297/2016  (Código  de Conduta da Alta Administração, o Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Distrito Federal). 4 Decreto‐Lei no 5.452/1943  (Consolidação das Leis do Trabalho – CLT): Título II – Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho. 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS ONU. 6 Lei no  13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD). 7 Lei no 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI). 8 Lei no 13.303/2016 (Lei das Estatais). 9 Extensão Rural.  9.1 História da Extensão Rural no Brasil e no Distrito Federal. 9.2 Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER. 10 Desenvolvimento Sustentável.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


  1  Administração  pública  gerencial.  1.1  A  nova  gestão  pública  no  Brasil.  2  Administração  para  resultados.  2.1  O  que  administrar  para  atingir  resultados. 2.2 Modelos de administração para  resultados. 2.3  Planejamento e gestão estratégicos.  2.4 Planejamento  tático. 2.5  Planejamento operacional. 2.6 Gestão  de  redes  organizacionais  e  alianças.  3  Ferramentas  de  gerenciamento  do  desempenho  organizacional.  3.1  Balanced  Scorecard.  3.2  Performance  prism.  3.3  Modelo  baseado  em  stakeholders.  4  Mensuração  do  desempenho.  4.1  Indicadores  de  desempenho.  4.2  Ferramentas  para  construção  de  indicadores.  4.3  Fatores  que  determinam  o  desempenho  das  organizações  públicas.  5  Organização.  5.1  Estrutura  organizacional.  5.2  Tipos  de  departamentalização.  5.3  Organização  informal.  6  Gestão estratégica da qualidade. 7 Administração de Recursos Humanos. 7.1 Estratégias de gestão e desenvolvimento de pessoas. 7.2 Relações com os subordinados.  7.3 Equipes e liderança.  7.4  Processo  decisório.  7.5  Comunicação.  7.6 Gerenciamento  de  desempenho.  7.7 Motivação.  7.8 Organizações  de aprendizagem.  7.9  Cultura  organizacional. 7.10 Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional. 7.11 Análise e descrição de cargos. 7.12 Gestão por competências. 8 Gestão de projetos. 8.1 PMBOK.  Conceitos  de  gerenciamento  de  projetos,  ciclo  de  vida  do  projeto,  conceitos  básicos,  estrutura  e  processos.  8.2  Escritório  de  projetos.  9  Gestão  organizacional.  9.1  Desenvolvimento organizacional. 9.2 Relacionamento com clientes e fornecedores. 9.3 Gestão do desempenho. 9.4 Gestão de contratos. 9.5 Gestão de processos. 9.5.1  Conceitos  da  abordagem  por  processos.  9.5.2  Técnicas  de  mapeamento,  análise  e  melhoria  de  processos.  9.5.3  BPM.  10  Processos  administrativos.  10.1  Normas  e  padrões.  10.2 Gestão  de  programas institucionais.  10.3 Gestão  de equipamentos e  de  unidades  operacionais.  10.4  Planejamento e execução logística.  10.5 Gestão  de  estoques.  11  Governança  e  sustentabilidade  corporativa  12  Planejamento  e  avaliação  nas  políticas  públicas.  12.1  Conceitos  básicos  de  planejamento.  12.2  Aspectos  administrativos,  técnicos,  econômicos e  financeiros.  12.3  Formulação  de  programas e  projetos.  12.4  Avaliação  de  programas e  projetos.  12.5 Tipos  de avaliação.  12.6  Análise  custo‐benefício  e  análise  custo‐efetividade.  13  Orçamento  público.  13.1  Princípios  orçamentários.  13.2  Diretrizes  orçamentárias.  13.3  Processo  orçamentário.  13.4  Métodos,  técnicas  e  instrumentos  do  orçamento  público.  13.5  Sistema  e  processo  de  orçamentação.  13.6  Classificações  orçamentárias.  13.7  Estrutura  programática.  13.8  Créditos  ordinários e  adicionais.  13.9  Programação  e execução  orçamentária e  financeira.  13.10 Descentralização  orçamentária e  financeira.  13.11  Acompanhamento da execução. 13.12 Sistemas de informações. 13.13 Alterações orçamentárias. 13.14 Receita e despesa públicas. 13.15 Suprimento de  fundos. 13.16  Restos a pagar. 13.17 Despesas de exercícios anteriores. 13.18 Gestão orçamentária. 13.19 Estudos de viabilidade econômico‐financeira. 14 Compras na Administração  Pública.  14.1 Lei no 14.133/2021 e alterações  (Lei de Licitações e Contratos Administrativos e alterações posteriores).  14.2  Princípios básicos da licitação  (definição do  objeto,  controles,  cronogramas,  registros  cadastrais inexigibilidade  de licitação).  14.3  Sistemas  de  cotação eletrônica e  de  registro  de  preços.  14.4 Decreto Distrital  no  39.103/2018.  14.5  Comissão  Permanente  de  Licitação.  14.6  Comissão  Especial  de  Licitação.  14.7  Dispensa  e  posteriores.  14.8  Legislação  pertinente.  15  Lei  Complementar  no  101/2000  (Lei  de  Responsabilidade  Fiscal).  16  Decreto  Distrital  n°  32.598/2010  e  alterações.  17  Regulamento  Interno  de  Licitações  e  Contratos  da  Emater‐DF (RILC). 18 Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 19 Lei no 12.846/2013 e  Decreto no 11.121/2022 (Legislação anticorrupção).


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Apostila EMATER DF - ADMINISTRAÇÃO - Teoria + 10.500  Exercícios - Concurso 2023


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