Apostila UFPR - PROGEPE - TRADUTOR e INTERPRETE de LINGUAGEM de SINAIS - Teoria + 2.500 Exercícios - Concurso 2019

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Apostila UFPR - PROGEPE - TRADUTOR E INTERPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Teoria + 2.500 Exercícios - Concurso 2019

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ATENÇÃO: APOSTILA UFPR - PROGEPE - TRADUTOR E INTERPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Edital 2019 - com toda Teoria e + de 2.500 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 2.500 exercícios com gabaritos!


CONHECIMENTOS BÁSICOS:


LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e Interpretação de Texto
As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do candidato, quanto à (ao):
1.1 Apreensão do significado global dos textos.
1.1 Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais.
1.2 Reconhecimento das ideias principais e secundárias.
1.3 Dedução de ideias e pontos de vista implícitos nos textos.
1.4 Captação da linha argumentativa do autor.
1.5 Diferenciação entre fatos e opiniões.
1.6 Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto.
1.7 Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos.
1.8 Análise dos textos do ponto de vista da unidade temática e estrutural.
1.9 Reconhecimento da natureza dominante de um texto quanto ao gênero (conto, artigo, carta etc.), ao tipo (dissertativo, descritivo,
narrativo etc.), ao registro (formal, informal), à variedade (padrão, não-padrão) e à modalidade (oral, escrita).
2. Aspectos Gramaticais e Ortográficos
As questões sobre fatos da língua visam a aferir a capacidade do candidato de:
2.1. Reflexão e análise sobre o funcionamento linguístico.
2.2. Estabelecer relações entre os fenômenos gramaticais de diferentes tipos.
2.3. Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico,
sintático, semântico e textual/discursivo.
2.4. Adequação de usos linguísticos ao contexto.
2.5. Domínio da variedade padrão escrita.


RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
1. Números: naturais, inteiros, racionais e reais, operações e propriedades; estimativas e aproximações; cálculo de porcentagens,
acréscimos e decréscimos.
2. Álgebra: regra de três simples; equações e sistemas do 1º grau; equação do 2º grau; proporcionalidade e variação de grandezas;
sequências.
3. Geometria: plano cartesiano; polígonos; ampliação e redução de figuras planas; circunferência; prismas e pirâmides; vistas de
figuras espaciais; Teorema de Pitágoras.
4. Grandezas e Medidas: Sistema Internacional de Unidades; medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura, área,
capacidade e volume; ângulos.
5. Probabilidade e Estatística: leitura e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos; média; problemas de contagem; cálculo de
probabilidades.


INFORMÁTICA
1. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer para as versões do Windows 7, 8 ou 10.
2. Noções básicas de navegação na internet, para as versões do Windows 7, 8 ou 10.
3. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows para as versões do Windows 7, 8 ou 10.
4. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o Microsoft Word (versões 2007, 2010 ou 2013) e LibreOffice-Writer
(versão 5.0.6 ou superior).
5. Noções consistentes de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Excel (versões 2007, 2010
ou 2013) e LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior).
6. Noções básicas, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos.
7. Noções básicas, como usuário, dos sistemas operacionais Windows (versões 7, 8 ou 10) e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).


LEGISLAÇÃO
1. Direito Administrativo: Lei 8.112 de 11/12/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das
Autarquias e dá outras providências; Lei 8.666 de 21/06/93 que regulamenta o art. 37, XXI da Constituição Federal e institui
normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências e Lei 9.784 de 29/01/99 que regulamenta
o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
2. Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII - Da
Administração Pública).
3. Código Civil: Título II - Das pessoas jurídicas. Titulo IX - Da responsabilidade Civil.
4. Código Penal: Título XI - Dos Crimes contra a Administração Pública.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Políticas educacionais para Surdos - História da Educação de Surdos: da antiguidade à modernidade. Abordagens na educação
de surdos (oralismo, comunicação total, bilinguismo). Representações da surdez (modelos clínico-terapêutico e socioantropológico).
Movimentos Surdos. Cultura, identidade e comunidade surda.
2. Legislação e documentos internacionais
2.1 Políticas educacionais para Surdos
2.1.2 Lei n º10.098, de 19 de dezembro de 2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da
acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
2.1.3 Lei n º10.436, de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
2.1.4 Lei n º13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa
com Deficiência).
2.1.5 Lei n º12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de
Sinais - LIBRAS.
2.1.6 Decreto nº 6.949 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo
Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
2.1.7 Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado.
2.1.8 Decreto nº 5.626/05 - Regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
2.1.9 Decreto nº 5.296/04 - Regulamenta as Leis n° 10.048 e 10.098 com ênfase na Promoção de Acessibilidade.
2.1.10 Decreto nº 3.956/01 – (Convenção da Guatemala) Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas
as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
2.2. Documentos Internacionais
2.2.1. Convenção ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2007.
2.2.1. Declaração de Salamanca.
3. Aspectos linguísticos da Libras: Mitos sobre as línguas de sinais. Sistema de transcrição de sinais da Libras. Os parâmetros
articulatórios dos sinais. Incorporação de número e negação. Classes verbais. O uso do espaço. Construções com classificadores.
Sistema pronominal e Referenciação. Contrastes gramaticais entre libras e português.
4. Interpretação e tradução das Línguas de Sinais: Teorias dos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação. Ética profissional.
Tipos e modos de interpretação. Formação do tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Atuação do intérprete educacional
no ensino superior. Papéis e responsabilidades do tradutor-intérprete.


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