Apostila FUNPRESP - ANALISTA Área TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO - Teoria + 6.500 Exercícios - Concurso 2016

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Apostila FUNPRESP - ANALISTA Área TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO - Teoria + 6.500 Exercícios - Concurso 2016

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ATENÇÃO: APOSTILA FUNPRESP - ANALISTA Área TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO - Edital 2016 - com toda Teoria e + de 6.500 Exercícios.


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SOBRE A APOSTILA:


 - Contém Todas as Matérias exigidas no edital e mais de 6.500 exercícios com gabaritos! 


LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.   


ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1 Ética e moral. 2 Ética: princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Código de Ética da Funpresp-Jud. 6 Lei nº 8.429/1992. 6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa.    


RACIOCÍNIO ANALÍTICO: 1 Raciocínio analítico e a argumentação. 1.1 O uso do senso crítico na argumentação. 1.2 Tipos de Argumentos: argumentos falaciosos e apelativos. 1.3 Comunicação eficiente de argumentos.    


LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS: 1 Modalidades de licitação, dispensa e inexigibilidade. 1.1 Lei  nº 8.666/1993. 2 Administração de contratos. 2.1 Características do contrato administrativo.  2.2 Formalização e fiscalização do contrato. 2.3 Aspectos orçamentários e financeiros da execução do contrato. 2.4 Sanção administrativa. 2.5 Equilíbrio econômico-financeiro. 2.6 Garantia contratual. 2.7 Alteração do objeto — acréscimos e supressões. 2.8 Prorrogação do prazo de vigência e de execução. 2.9 Contratos de terceirização — cautelas em relação à responsabilidade trabalhista.   


NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 


1 Introdução ao Direito Previdenciário. 1.1 Regime 


Geral de Previdência Social. 1.2 Regimes próprios de previdência social. 1.3 Regime de previdência
complementar. 2 Previdência complementar no Brasil. 2.1 Regramento constitucional (artigos 40 e 202).
2.2 Planos de benefícios previdenciários: regulamentos. 2.3 Plano de Benefícios da Funpresp-Jud – JusMPPrev.
2.4 Lei nº 11.053/2004 (Regime de tributação) e suas alterações. 3 Organização do sistema de
previdência complementar. 3.1 Órgãos reguladores (Conselho Nacional de Previdência Complementar
CNPC), fiscalizador (Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC) e recursal (Câmara
de Recursos da Previdência Complementar - CRPC). 3.2 A ação do Estado. 3.3 As entidades fechadas de
previdência complementar: classificação, composição, atribuições. 4 Lei Complementar nº 109/2001
(Regime de Previdência Complementar). 5 Lei Complementar nº 108/2001 (relação entre entes públicos e
suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar). 6 Lei nº 12.618/2012 (autoriza a
criação da Funpresp-Jud). 7 Resolução STF nº 496/2012 (cria a Funpresp-Jud). 8 Estatuto Social da
Funpresp-Jud. 9 Regulamento do Plano de Benefícios – JusMP-Prev. 10 Decreto nº 4.942/2003 (processo
administrativo para apuração de responsabilidade por infração a legislação no âmbito do regime da
previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar).
11 Resoluções do Conselho Nacional de Previdência Complementar (MPS/CGPC nº 6/2003 e suas
alterações, nº 13/2004; MPS/CGPC nº 8/2004, nº 16/2005, e suas alterações). 12 Lei nº 12.154/2009 (criou
a PREVIC). 13 Decreto nº 7.123/2010 (dispõe sobre o CNPC e CRPC). 


CARGO 5: ANALISTA – ÁREA: ADMINISTRATIVA – ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ENGENHARIA DE SOFTWARE: 1 Modelagem de Processos de Negócio: 1.1 Conceitos básicos.
1.2 Identificação e delimitação de processos de negócio. 1.3 Técnicas de mapeamento de processos
(modelos AS-IS). 1.4 Técnicas de análise e simulação de processos. 1.5 Construção e mensuração de
indicadores de processos. 1.6 Técnicas de modelagem de processos (modelos TO-BE). 1.7 Modelagem de
processos em UML e BPMN: notação, artefatos e atividades. 2 Engenharia de requisitos: conceitos
básicos, técnicas de elicitação e especificação. 2.1 Gerenciamento de requisitos. 2.2 Especificação de 


requisitos. 2.3 Técnicas de validação de requisitos. 2.4 Prototipação. 3 Gerenciamento do ciclo de vida do
software. 4 Metodologias de desenvolvimento de software. 4.1 Metodologias ágeis: Scrum, XP, Kanban e
TDD. 4.2 Qualidade de software. MPS/BR. 5 Métricas e estimativas de software. 5.1 Análise por pontos
de função. 5.2 Conceitos básicos e aplicações. 5.3 Contagem em projetos de desenvolvimento: IFPUG e
Nesma. 5.4 Contagem em projetos de manutenção: IFPUG, Nesma e uso de deflatores. 6 Acessibilidade
e engenharia de usabilidade. 6.1 Engenharia de usabilidade. 6.2 Conceitos básicos. 6.3 Critérios,
recomendações e guias de estilo. 6.4 Utilização de Folhas de Estilo (CSS). 6.5 Modelo de acessibilidade em
Governo Eletrônico - eMAG. 6.6 Usabilidade para aplicativos em dispositivos móveis. 7 Arquitetura de
Aplicações. 7.1 Arquitetura de aplicações para ambiente Web. 7.2 Servidor de aplicações. 7.3 Servidor Web.
8 Arquitetura em três camadas (Modelo MVC). 9 Soluções de integração entre sistemas. 9.1 Service
Oriented Architecture (SOA). 9.2 Web Services. 10 Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico –
ePING. 11 Arquiteturas para desenvolvimento de aplicativos em dispositivos móveis. 12 Computação em
nuvem, conceitos gerais. 13 Análise e projeto orientados a objetos. 13.1 UML. 13.2 Visão geral, modelos e
diagramas. 14 Modelagem de dados. 14.1 Modelo relacional. 14.2 Modelagem dimensional e análise de
requisitos para sistemas analíticos. 15 Testes de software (Unidade, Integração, Sistema, Aceitação,
Regressão, Desempenho e Carga).
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: 1 Bancos de dados relacionais. 1.1 Sistemas gerenciadores de banco
de dados: Oracle, MySQL e PostgreSQL. 1.1.1 Conceitos básicos. 1.2 Noções de Administração. 1.3 Oracle
PL/SQL (Procedural Language/Structured Query Language). 1.4 Banco de dados NoSQL (Key/Value,
Orientados a Documentos e Grafos). 1.5 Técnicas para detecção de problemas e otimização de
desempenho do SGBD e de consultas SQL. 1.6 Sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo.
1.7 Arquitetura e aplicações de data warehousing, ETL e Olap. 1.8 Data Mining. 1.9 Dashboards: painéis
e visualização de dados. 1.10 Técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais.
1.11 Business Inteligence – processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento
de informações. 2 Desenvolvimento web em Java: JavaScript, HTML5, CSS3, WebSocket, Single Page
Application (SPA). 2.1 Java EE e frameworks: Java Server Faces (JSF 1.x e 2.x), Enterprise Java Beans (EJB
3.x), Java Persistence API (JPA 2.x), JAX-RS (2.x), Hibernate, JBoss Seam. 2.2 JMS. 2.3 Spring Framework.
2.4 JSon. 2.5 JUnit. 2.6 Jasper. 2.7 Noções e conceitos de desenvolvimento para dispositivos móveis.
3 Análise estática de código fonte (Clean Code e ferramenta SonarQube). 4 Interoperabilidade de
sistemas. 4.1 Arquitetura orientada a serviços e Web Services. 4.2 Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL,
SOAP e JSON. 4.3 REST. 5 Qualidade de Software. 5.1 Segurança no desenvolvimento. 5.2 Práticas de
programação segura e revisão de código. 5.3 Controles e testes de segurança para aplicações web.
5.4 Controles e testes de segurança para Web Services.
INFRAESTRUTURA DE TI: 1 Arquitetura de Aplicações e Serviços para Ambiente Web: 1.1 Arquitetura de
aplicações web. 1.2 Fundamentos e conceitos básicos. 1.3 Servidores de aplicações JEE. 1.4 Fundamentos.
1.5 Noções de administração. 1.6 Alta disponibilidade e escalabilidade. 1.7 Balanceamento de carga,
failover e replicação de estado. 1.8 Técnicas para detecção de problemas e otimização de desempenho.
1.9 Monitoramento e gerenciamento remoto. 2 Servidores Web. 2.1 Fundamentos e noções de
administração. 2.2 Módulos e VirtualHosts. 2.3 Alta disponibilidade e escalabilidade. 2.4 Balanceamento de
carga e failover. 2.5 Técnicas para detecção de problemas e otimização de desempenho. 2.6 Tipos de
ataques e medidas de prevenção. 3 Ambientes Internet, Extranet, Intranet e Portal. 3.1 Finalidades,
características físicas e lógicas, aplicações e serviços. 4 Protocolos para monitoramento de serviços e
aplicações Web. 5 Infraestrutura de Servidores. 5.1 Sistemas Linux. 5.2 Conceitos básicos.
5.3 Gerenciamento de usuários, grupos e permissões. 5.4 Administração de sistema. 5.5 Gerenciamento
centralizado de configurações de servidores – noções básicas. 6 Sistemas operacionais Windows: conceitos 


básicos, noções de administração. 6.1 Serviços de diretório: Active Directory e LDAP. 7 Balanceamento de
carga, conceitos básicos. 8 Virtualização de servidores. 8.1 Conceitos. 8.2 Para-virtualização e virtualização
total (full virtualization). 8.3 Principais tecnologias. 9 Subsistemas de armazenamento de dados (storage):
DAS, NAS e SAN. 9.1 Padrões de disco e de interfaces. 9.2 Níveis de RAID. 10 Tecnologias de backup.
10.1 Tipos de cópias de segurança. 10.2 Deduplicação. 11 ILM – Information Lifecycle Management,
conceitos básicos. 12 Computação em nuvem. 12.1 Fundamentos e principais tecnologias. 13 Arquitetura
de Datacenter. 13.1 Conceitos básicos e principais tecnologias. 14 Redes de Computadores. 14.1 Tipos e
topologias de redes. 14.2 Camadas de enlace, rede, transporte e aplicação 14.3 Endereçamento, protocolos
e serviços da família TCP/IP. 15 Noções de cabeamento estruturado. 16 Protocolos e padrões de
comunicação segura. 17 Elementos de interconexão de redes. 17.1 Padrões, protocolos e serviços de
autenticação de rede. 17.2 Agregação de links. 17.3 VLAN. 17.4 Padrão IEEE 802.1d. 17.5 Qualidade de
Serviço (QoS), Serviços diferenciados, Classe de serviço (CoS). 18 Segurança da Informação. 18.1 Gestão de
segurança da Informação. 18.2 Melhores práticas. 18.3 Instruções Normativas e Normas Complementares
do GSI/PR. 18.4 Normas NBR ISO/IEC da família 27000. 18.5 Gestão de continuidade de negócio.
18.6 Gestão de Riscos. 19 Padrões, controles e tecnologias de segurança da informação. 20 Tipos de
ataques em redes e aplicações corporativas e medidas de proteção. 21 Segurança de redes de
computadores. 22 Segurança de servidores. 22.1 Segurança de aplicações WEB. 22.2 Segurança de
endpoints e dispositivos móveis. 22.3 Técnicas de testes de segurança. 22.4 Testes de segurança em
aplicações e sistemas. 22.5 Hardening. 23 Fundamentos de Criptografia. 23.1 Criptografia simétrica e
Assimétrica. 23.2 Funções de Hash. 23.3 Certificação Digital. 23.4 Infraestrutura de chaves públicas.
23.5 ICP-Brasil. 24 Bancos de Dados. 24.1 Bancos de dados e sistemas de gerenciamento de bancos de
dados. 24.2 Fundamentos e tipos. 24.3 Níveis de abstração. 24.4 Projeto de bancos de dados.
24.5 Normalização. 24.6 Linguagens Data Definition Language, Data Manipulation Language, Data Control
Language, Transaction Control Language. 24.7 Linguagem de consulta de dados – SQL. 24.8 Linguagens
procedurais para programação de stored procedures, funções e triggers. 24.9 Técnicas de análise de
desempenho e otimização de consultas SQL. 25 Administração de bancos de dados relacionais. 25.1 Projeto
e implantação de bases de dados. 25.2 Manuteção, backup e recuperação. 25.3 Organização de arquivos,
técnicas de armazenamento e métodos de acesso. 25.4 Alta disponibilidade, replicação e balanceamento de
carga. 25.5 Controle de proteção, integridade e concorrência. 25.6 Controle de acesso e segurança. 26 Big
Data. 27 Soluções de suporte à decisão. 27.1 Data Warehouse. 27.2 ETL - Extract Transform Load.
27.3 OLAP (Online Analytical Processing). 27.4 Data Mining. 27.5 Dashboards: painéis e visualização de
dados. 28 Gerenciamento de Serviços de TI. 28.1 Componentes do modelo ITIL v3. 28.2 Estratégia de
serviços. 28.3 Projeto de serviços. 28.4 Transição. 28.5 Operação. 28.6 Melhoria contínua de serviços.
29 Processos ITIL v3. 29.1 Central de serviços. 29.2 Gerência de configuração. 29.3 Gerência de incidentes.
29.4 Gerência de eventos. 29.5 Gerência de mudanças. 29.6 Gerência de problemas. 30 Continuidade de
serviços de TI. 30.1 Análise de impacto. 30.2 Análise de vulnerabilidade. 30.3 Plano de Recuperação de
Desastres. 30.4 Operação de serviços de TI. 30.5 Programação e execução dos Serviços. 30.6 Monitoração
dos serviços.
GESTÃO E GOVERNANÇA DE TI: 1 Planejamento Estratégico: 1.1 Alinhamento entre estratégias de
tecnologia da informação e de negócio: conceitos, escolas e técnicas. 1.2 Balanced Scorecard - BSC.
1.3 Análise SWOT. 1.4 Ciclo PDCA. 1.5 Plano estratégico de TI – PETI: conceitos e elaboração. 1.6 Guia de
Elaboração de PDTI do SISP. 2 COBIT 5. 2.1 Conceitos básicos. 2.2 Domínios. 2.3 Processos. 2.4 Objetivos de
controle. 3 Componentes e processos do modelo ITIL v3. 4 Gerência de Projetos. 4.1 Fundamentos de
Gerência de Projetos. 4.2 Project Management Body of Knowledge - PMBOK 5ª edição. 4.3 PRINCE2.
4.4 Escritório de Projetos - PMO. 4.5 Gestão de Portfólio de Projetos. 4.6 Gerenciamento de Projetos com 


Metodologias Ágeis. 5 Medição e estimativas de software em pontos de função. 5.1 IFPUG CPM 4.3.
5.2 NESMA. 5.3 Gerenciamento do ciclo de vida de software: conceitos e características. 6 Contratação de
Serviços de TI. 6.1 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. 6.2 Decreto nº 7.579/2011.
6.3 Decreto nº 2.271/1997. 6.4 Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI/2014 e suas alterações. 6.5 Decreto
nº 3.555/2000. 6.6 Qualidade de software: MPSBR. 6.7 Conceitos básicos e objetivos. 6.8 Disciplinas e
formas de representação. 6.9 Níveis de capacidade e maturidade. 6.10 Processos e categorias de processos.
LÍNGUA INGLESA: 1. Compreensão de textos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o
entendimento dos sentidos dos textos.


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